A escolha, claro, é sempre do cliente. Mas a Scania garante que, ao adquirir os novos caminhões da linha Streamline mais um dos pacotes de serviços, o cliente pode reduzir sensivelmente o consumo de combustível, além de obter maior disponibilidade do veículo.

Lançados nesta quarta-feira (31) no autódromo de Piracicaba como uma linha complementar e 8% mais caros que os modelos já existentes, os novos caminhões já começam a ser vendidos neste mês de agosto para entrega em outubro. Os valores partem de R$ 380 mil para o modelo de cabine G de 360 cv com tração 4×2.

Ainda na versão de cabine G, está disponível o modelo de 400 cavalos de potência e torques que variam de 1.850 a 2.100Nm. Nas cabines R Streamline e R Highline Streamline as potências são de 400, 440, 480, 560 e 620 cavalos de potência e torques que variam de 2.100 a 3.000Nm.

Teste mostra nova aerodinâmica da cabine. Veja vídeo a respeito no link http://www.youtube.com/watch?v=7e8t8X_2eHQ

Da mesma forma que o atual modelo R, o R Streamline V8 de 620cv segue sendo o caminhão mais potente do mercado brasileiro mas ainda sem acesso ao Finame. Disponíveis nas versões 4×2, 6×2 e 6×4, os novos modelos são equipados com motores de 13 e 16 litros, no caso do V8.

A proposta da nova linha é vender não apenas o veículo mas uma solução para o cliente que englobe produto e serviço. As opções são as seguintes: o novo Programa de Manutenção Scania  formado por quatro categorias (Premium, Trem de Força, Standard e Compacto), a Manutenção Flexível, o Sistema de Diagnose e Programação Scania (que promove diagnósticos mais rápidos e precisos) e Consultoria de Desempenho. Outra novidade é a opção pelo uso do óleo sintético no lugar do mineral, que dobra o intervalo de troca, aumentando a disponibilidade do caminhão.

Com relação ao resultado em economia, os argumentos da Scania são os seguintes: o Scania Streamline traz novos ganhos aos já obtidos com o trem de força e caixa automatizada Scania Opticruise que podem chegar a 4% de economia de combustível.

Para atingir esse índice, com o Streamline foi introduzido o modo econômico do Scania Opticruise, que representa 2% desse total; o novo sistema  de lubrificação da caixa automatizada (adição de 0,4%) e a nova aerodinâmica exclusiva de sua cabine, responsável por 0,6% do montante. Completa a somatória o Ecocruise, o piloto automático inteligente Scania, que contribuiu com o 1% restante.

Ainda nas contas dos técnicos da montadora, este ganho pode subir a 15%. É possível obter ainda mais ganhos de economia, em comparação a veículos que não usam defletor de ar e são conduzidos sem treinamento adequado. O uso do defletor e ajustes corretos nesse equipamento acrescentam mais 4%, que somados aos 7% de redução de consumo dos motores Euro 5 em relação à geração anterior Euro 3, garantem até 15% de diminuição na queima de diesel.

Outro fator fundamental na redução dos custos operacionais, podem ser obtidos com o aperfeiçoamento do modo de dirigir do motorista via Programa de Treinamento de Motoristas Scania.

 “O Streamline cria um degrau superior de rentabilidade, disponibilidade e economia ao cliente”, diz Eronildo Santos, diretor de Vendas de Veículos da Scania no Brasil. “Não se trata de substituição das consagradas cabinas G, R e R Highline, mas de uma adição de modelos. Estamos sempre em busca da melhoria continua.”

Silvio Renan Souza, gerente de Vendas de Peças e Serviços da Scania do Brasil, complementa: “O conceito é agregar um produto premium ao mais completo pacote de serviços já oferecido pela Scania no País. Com isso, impactamos positivamente numa maior disponibilidade do veículo”.

OPTICRUISE E ECOCRUISE – Lançada em 2001, a caixa automatizada Opticuise já equipa mais de 90% dos pesados vendidos pela Scania. Com a nova linha, chega a quarta geração do equipamento, disponível de série para toda a linha rodoviária 2014. As novidades são a função econômica (agora são quatro modos de condução) e o novo sistema de lubrificação.

“No trabalho em conjunto com o Ecocruise, nosso piloto automático, a redução do consumo é significante”, comenta Celso Mendonça, gerente de Pré-Vendas da Scania do Brasil. O novo Opticruise ganhou mudanças de marchas mais rápidas e recebeu um software ainda mais inteligente, capaz de escolher a melhor marcha a ser utilizada em cada situação e fazendo a análise da topografia, do comportamento do motorista e o ajuste do desempenho do motor de acordo com o peso da carga e do implemento que está sendo tracionado. “O resultado é mais eficiência, produtividade e segurança para o operador.”

Outro fundamental quesito para a diminuição do consumo de diesel é o Ecocruise, o piloto automático inteligente da Scania, que ajuda o condutor a receber o melhor desempenho do caminhão tanto na subida quanto na descida. No Streamline ele pode ser ativado no próprio painel e vem de fábrica.

O sistema, de uso extremamente simples, utiliza as leis naturais da física e a energia cinética. Nos aclives, o sistema proporciona aceleração total até que a subida comece a chegar ao fim. Quando o veículo se locomove em um declive ele atua até atingir a velocidade ajustada no Scania Retarder. No fim da descida, o sistema utiliza o peso da composição para manter a velocidade, acelerando quando necessário, em vez de retornar diretamente para a velocidade ajustada no controle prévio. “O motorista consegue reduzir o consumo em até 1% com o Ecocruise”, resume o gerente.  

No lado externo do veículo, a preocupação com o consumo se manifesta nos novos desenhos aerodinâmicos da cabine que incluem a grade frontal e o quebra-sol.

Um dos resultados encontrados foi a suavização das partes laterais da frente da cabine, conduzindo o ar por outros caminhos de saída, o que também diminui a resistência do vento e o ruído no trajeto. Os vincos superiores das portas seguem o design mais arredondado da grade e acompanham o ar lateralmente até sua “expulsão” definitiva

No interior do Streamline também há novidades. Além do banco, mais confortável, no painel, a linha está equipada com uma nova geração do computador de bordo. O visor passa a ser colorido e de 6,5 polegadas, em alta resolução e de fácil leitura. Graças à ampla tela, os textos e símbolos são maiores.

Na nova linha a Scania disponibiliza também um bafômetro integrado ao painel. O caminhão só dará a partida após o motorista fazer o teste e comprovar que não está alcoolizado. 

Outra novidade é o eixo traseiro R885. Sua capacidade máxima de tração foi aumentada em 18%: “O eixo R885 passa a tracionar 78 toneladas ante as 66 toneladas do equipamento da família atual. Esse aumento deve elevar em 50% a vida útil do componente”, projeta Mendonça.