O novo Stralis com motor Cursor de 9 litros e 360 cv

Em um momento de expectativa de retomada das vendas, a Iveco apresentou  a nova linha Stralis Ecoline, com dois novos motores, incluindo um de 9 litros, que faz sua estreia mundial no Brasil, ao lado do tradicional 13 litros dos caminhões extrapesados da marca, ambos da família Cursor, produzidos pela FPT Industrial. Outra novidade é a garantia de quatro anos, a maior do segmento.

A partir de agora são cinco as opções e potência, partindo de 330 e 360 cv (9 litros), passando por 400 e 440 cv (13 litros) e culminando com 480 cv (13 litros). Ou seja, os modelos Cavallino e Cursor deixam de existir e passam a ser opções de entrada da família Stralis.

Os preços partem de R$ 220 mil para o modelo de 330 cv 4×2 com motor de 9 litros e vão até R$ 360 mil para o top da linha, o Stralis de 480 cv, 6×4 com motor de 13 litros.

A transmissão automatizada ZF é de série nos modelos de 13 litros, que trazem também o freio motor mais potente da categoria (415 cv). Há duas novas opções de entre-eixos e a cabine tem novo acabamento e conteúdo, com maior conforto.

A Iveco garante que os novos Stralis são até 7,5% mais econômicos em consumo de combustível em relação à geração anterior, e seus custos de manutenção são até 5% menores que a concorrência em três anos de uso. E a nova geração Stralis é a única família de pesados e extrapesados com quatro anos de garantia, sendo o primeiro ano para o  veículo completo e os três seguintes para o trem de força. “Fruto do maior desenvolvimento feito pela Iveco fora da Europa,a nova geração do Iveco Stralis é sinônimo de flexibilidade, versatilidade e confiabilidade”, explica Marco Mazzu, residente da Iveco Latin America. “Com cinco opções de potência, atendemos a todas as demandas do segmento de pesados e extrapesados”, continua ele. “Maior conforto e excelente dirigibilidade melhoram a eficiência”, emenda o presidente, que conclui: “Tudo isso com preços muito competitivos, os menores custos operacionais e garantia de quatro anos, a maior do mercado, uma combinação que faz do novo Iveco Stralis o caminhão que o frotista e o motorista sempre sonharam”.

As versões a partir de 400 cv trazem câmbio automatizado e freios ABS de série, com ajustador de folga automático e sensor de desgaste das lonas em todos os eixos, transferência de carga para eixo de apoio (na versão 6×2), e tanque alumínio. Por dentro, vem com ar-condicionado, banco do motorista pneumático com ajuste lombar e econômetro integrado ao novo painel de instrumentos. Ainda nos itens de série, a partir do 440 cv, há vidros e espelhos elétricos, coluna de direção pneumática totalmente ajustável, suspensão da cabine pneumática, entre outras novidades de acabamento e conteúdo.

Com o novo Iveco Stralis, a Iveco continua o sucesso do modelo, que já acumula 22 mil unidades vendidas no Brasil desde que foi lançado em 2004 na versão HD, logo apelidado de “valente” por sua força e resistência. Em 2007, surgiu o Novo Stralis, com 380 e 420 cv, nova cabine e interior. O Stralis NR chegou em 2010 com 380, 410 e 460 cv, transmissão ZF de 16 marchas e o sistema de gestão Frota Fácil. Em 2011, veio o NR Eurotronic, com caixa automatizada. Com a nova gama, a Iveco quer ampliar seu market share nos extrapesados, hoje ao redor de 12%, e chegar a 14, 15% em pouco tempo. Isso porque, com cinco faixas de potência, a Iveco poderá atender os grandes transportadores na gama mais alta e especialmente facilitar a entrada dos pequenos frotistas e dos autônomos ao segmento de caminhões pesados que chamamos de “premium”, com cabines mais espaçosas e mais confortáveis nas viagens em estradas. Hoje boa parte dos modelos neste segmento tem cabines menores que a do Stralis.

“Lançamos seis famílias de caminhões entre 2007 e 2011 e já tínhamos a gama de caminhões mais moderna do Brasil”, diz Marco Mazzu. “Agora renovaremos todos os modelos, mais uma vez”. A nova família Stralis é o quarto lançamento da Iveco este ano, depois das apresentações das novas gerações do Daily, Trakker e Tector. “Nossos veículos estão ainda mais confortáveis e robustos, com motores perfeitamente adaptados ao Brasil, com maiores potências, melhor desempenho e com o melhor custo-benefício, além de serem muito mais econômicos e mais amigáveis ao meio ambiente”, diz ele. 

FONTE: COM INFORMAÇÕES DA MM EDITORIAL – ASSESSORIA DE IMPRENSA DA IVECO