Motores Paccar de 480 e 530 cv conseguem torque pleno a 900 rpm
“Ficou top”, comentou um leitor nas redes sociais da Revista Carga Pesada sobre o novo DAF XF apresentado hoje pelo canal do YouTube da montadora.
Além de mudanças na cabine como novo parasol, detalhes cromados na grade e novos faróis, o destaque fica na motorização. O motor PACCAR MX13, de 12,9 litros, foi redesenhado para trabalhar em rotações menores prometendo até 14% de economia na comparação com os modelos anteriores.
Quem já testou o caminhão garante que ele consegue torque pleno a 900 rpm, trunfo provável do turbocompressor VGT de geometria variável. São dois tipos de motorização, de 480 cv (até 2.500 Nm a partir de 900 rpm) e 530 cv (até 2.600 Nm a partir de 1.000 rpm).
Este mesmo turbo proporciona menor velocidade do compressor de ar-condicionado, bomba de direção variável e bomba de óleo variável de alta eficiência. O novo PACCAR MX 13 permite ainda combinação de força, utilizando relações de eixo traseiro mais longas, movendo cargas mais pesadas com menor consumo de combustível.
Outro destaque é um sistema anti impacto patenteado pela DAF denominado TimCam, já disponível nos modelos europeus. Em caso de acidente, a cabine recua o que reduz o impacto e aumenta a segurança. Este recurso pode ter influência inclusive no custo do seguro do veículo.
“A DAF vem se preparando para este lançamento há muito tempo. Fomos estrategicamente fortalecendo a nossa operação, para que pudéssemos trabalhar o novo XF com todas as ferramentas e estrutura necessárias, a fim de seguirmos a nossa trajetória de crescimento no Brasil. Estamos agora em um novo patamar no mercado, mas sem perder as características que nos consagraram no segmento de pesados: qualidade, robustez e relacionamento”, afirma Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil que já comercializou mais de 10 mil caminhões desde sua chegada em Ponta Grossa (PR) a praticamente sete anos.
O modelo está disponível nas configurações de tração 6×4, 6×2 e 4×2, voltadas ao transporte rodoviário de cargas de longa distância.
“O novo XF é um projeto exclusivo para o mercado brasileiro. Apesar de totalmente inspirado na premiada versão europeia, o caminhão ganhou reforços para suportar as severas operações do país, mantendo atributos de conforto e dirigibilidade. Conseguimos melhorar o que já era muito bom, ouvindo nossos clientes e entendendo as novas necessidades do transportador brasileiro. O resultado é um caminhão de altíssima qualidade, que tem tudo para ser o preferido do mercado nacional”, afirma Jarno Broeze, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.