A Iveco lançou a linha Daily Ecoline, cuja grande estrela, o Daily Truck 70C17, tem a missão de ocupar o mercado deixado pela F4000 e pelo Mercedes-Benz 710, que pararam de ser fabricados. Eles detinham 60% do mercado dos caminhões leves. A Iveco quer aumentar suas vendas nessa faixa dos mil caminhões, em 2011, para 2.200 em 2012. Segundo o diretor de vendas da Iveco, Alcides Cavalcanti, o Daily Truck 70C17 fica praticamente sozinho entre os caminhões leves, com menos de oito toneladas.

“Nossas pesquisas indicam que, no segmento de oito toneladas, 65% dos clientes utilizam apenas 80% da capacidade de carga do veículo”, afirma Cavalcanti. Com capacidade para até 4.520 kg de carga, o novo veículo seria adequado para esse cliente. “Seus concorrentes de oito toneladas precisam arrastar até 1.200 kg a mais de peso, para transportar apenas 600 kg a mais. Custam mais, gastam mais combustível e não têm a agilidade e o conforto do Daily Truck”, completa.

Os novos Daily Ecoline usam a tecnologia EGR (que dispensa o uso da Arla 32). O motor pode ter 147 ou 170 cv. Os preços ficam de 10% a 14% acima da linha Euro 3. O modelo 35S14, para 3,5 toneladas, atende as restrições de circulação dos centros urbanos. Pela primeira vez, a Iveco oferecerá o Iveco Daily Minibus, para passageiros, implementado de fábrica.
(Claudia Albuquerque)