Fonte: Assessoria de comunicação da Scania
Desde a terça-feria (1º de julho), a operação comercial da Scania no Brasil tem um novo diretor-geral, Mathias Carlbaum (foto), que ocupava cargo similar na Scania Ibérica. “Assumo a direção da operação comercial de maior volume de vendas da Scania no mundo. Além desse grande desafio, o Brasil possui um dos mais dinâmicos mercados globais com clientes que necessitam de agilidade no atendimento de suas demandas”, afirma Mathias Carlbaum.
Segundo ele, a Scania é reconhecida por oferecer soluções de produtos e serviços integrados para o transporte de carga e de passageiros. “Vou continuar esse trabalho e expandir as parcerias com os clientes, a rede de concessionárias e as entidades de classe. A cadeia do transporte sobre rodas tem potencial para crescer nos próximos anos no Brasil e os produtos e serviços Scania darão o suporte necessário”, declara.
Com vasta experiência internacional no setor de transporte, Carlbaum iniciou a carreira no Conselho de Comércio Exterior, em São Paulo. Em 1997, entrou para a Scania como trainee na sede da empresa e posteriormente teve passagens pela Itália e República Tcheca.
Em 2001, foi nomeado diretor de Vendas & Marketing para a Espanha, na Scania Hispania. Em 2005, mudou-se para o Brasil, onde assumiu a direção de Vendas & Marketing de Caminhões & Ônibus para a América Latina. Alguns anos depois, foi promovido a vice-presidente de Vendas & Marketing, incluindo também as áreas de Motores & Peças. Depois de cinco anos, regressou à Europa onde desde 2010 atuava como diretor-geral da Scania Ibérica (Espanha e Portugal).
“Já conhecer o mercado brasileiro é uma vantagem. Mas pretendo estar ainda mais perto de nossos clientes, entendendo continuamente suas necessidades para seguir oferecendo as melhores soluções. O cliente será ainda mais protagonista do negócio Scania”, diz ele.
Com MBA pela Universidade de Estocolmo, com parte dos estudos do curso na Universidade de São Paulo, Mathias Carlbaum é sueco, fluente em inglês, espanhol e português. Ele assume o posto ocupado interinamente desde abril por Martin Ståhlberg, que volta a se dedicar exclusivamente à presidência da Scania Commercial Operations Americas.