Ele já topou participar de um vídeo promocional em que ficou preso em um guindaste a 20 metros de altura (VEJA O VÍDEO AQUI E ABAIXO). Agora Claes Nilsson começa a encarar um novo desafio: presidir a Volvo Latin América num momento considerado economicamente difícil para a economia brasileira.
“No curto prazo temos grandes desafios, mas vamos continuar investindo. Temos uma população de caminhões três vezes maior que há 10 anos e precisamos ter qualidade na prestação de serviços, por isso vamos melhorar ainda mais nossa rede de concessionários”, disse na primeira coletiva de imprensa da qual participou já no novo cargo.
Serão 101 concessionárias da marca até o final de 2015- eram 90 em 2013 – que terão no total 2266 boxes de serviços e um contingente de 1800 mecânicos para atender as demandas desta frota rodante.
Será a continuidade do trabalho do seu antecessor Roger Alm, que depois de cinco anos no Brasil, foi designado para uma nova posição no Grupo Volvo na Europa.
Nilsson ingressou no Grupo Volvo em 1982 e antes de ser nomeado para o Brasil, era o presidente da Volvo Trucks e Head de Vendas da Área Central Norte da Europa. Foi um dos responsáveis pela introdução mundial da nova linha de caminhões, também lançada recentemente no Brasil e demais países da América Latina.
“O pacote de boas vindas não foi exatamente o que eu esperava. Mas tudo aponta para o crescimento do mercado brasileiro e latino americano. Já a partir de março esperamos uma reação das vendas em função da safra”, comentou ao analisar o momento econômico brasileiro. Depois disse que já conheceu situação parecida quando trabalhou na Rússia: “tinha desafios lá também. Vamos ter que nos adaptar aos ciclos”, concluiu.
É a primeira vez que um executivo brasileiro assume esta posição. Atualmente, ele é responsável pela VFS Brasil, que atende aos mercados brasileiro e chileno. O nome do substituto de Pedroso será divulgado em breve.
Pedroso assume uma das principais regiões da VFS global depois de ter passado por vários cargos de liderança em diferentes mercados onde a Volvo está presente. Sua atuação no Brasil ficou marcada por uma gestão fortemente focada na aproximação da empresa com o cliente e com a rede de concessionárias da marca. O executivo ficará baseado em Greensboro, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, sede da Volvo nas Américas.