Chegaram no início de julho os novos Constellation 17.320 e 24.320 com chassis rígidos e potência de 320 cv. “Desde o lançamento da linha Constellation, nossos clientes pediam uma alternativa econômica de chassi rígido com desempenho semelhante ao de cavalos mecânicos”, disse Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus e da MAN Latin America.
As composições conhecidas como romeu e julieta são alvo da VW: com as resoluções 210 e 211 do Contran, o peso bruto total combinado (PBTC) desses veículos passou de 41 para 57 toneladas.
Os novos Constellation são equipados com o motor Cummins ISC eletrônico de seis cilindros, turbo e intercooler, potência de 320 cv, torque de 1.288 Nm @ 1.300 a 1.600 rpm. A caixa de transmissão sincronizada ZF de 16 marchas à frente e duas à ré, com acionamento em duplo H, é a mesma que equipa os Constellation 19.320 e Titan Tractor e 25.320. O eixo motriz é o Meritor MS 23-165.
Quanto ao preço, o 17.320 4×2 com cabine estendida custa R$ 247.000. Com cabine leito, a média é R$ 13.000,00 a mais, arredondando os R$ 260.000.
O novo modelo 24.320 6×2 com cabine estendida chega na casa dos R$ 255.000, enquanto no cabine leito a diferença é a mesma, totalizando R$ 268.000 como preço sugerido.
A Volkswagen está comemorando 50 mil caminhões VW Constellation produzidos. Atualmente, dos 14 modelos de 13 a 45 toneladas disponíveis, o VW 24.250, veículo de vocação estradeira, é o caminhão mais vendido do Brasil. Até julho deste ano, foram comercializadas 3.908 unidades do modelo. No ano passado, ele foi líder de mercado com 7.013 unidades vendidas.
A caminho da escola
A Volkswagen Caminhões e Ônibus faz este mês a entrega do primeiro lote, de 1.100 veículos completos (chassi e carroceria) ao programa Caminho da Escola, do governo federal, que receberá no total 2.200 veículos.
Os ônibus, modelo VW 15.190 VE-03R, foram desenvolvidos para trafegar na zona rural. Com capacidade para 57 passageiros, utilizam chassi com suspensão reforçada e redução de balanço dianteiro e traseiro, têm pneus borrachudos, faróis traseiros, sinalizador sonoro de ré, portas grandes, poltronas tipo sofá, cinto de segurança, vidros verdes, assentos preferenciais, janelas de emergência, limitador de velocidade a 70 km/h e tacógrafo com GPS.
“A concepção desse modelo mobilizou toda a nossa engenharia, os fornecedores e nossa área de qualidade”, diz Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus e da MAN Latin America.
As características dos veículos foram propostas pelo Centro de Pesquisa em Transportes da Universidade de Brasília (Ceftru/UnB), técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) e pelo Inmetro, que certificou os veículos como padrão para o transporte escolar rural no Brasil.