Na última quarta-feira, dia 04 de abril, o presidente da NTC&Logística, Flávio Benatti encaminhou ofício ao Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN – alertando para o vencimento da Deliberação nº 117/2007 que trata da tolerância de 7,5% por eixo na pesagem de veículos de carga.

O prazo da Deliberação expira em dia 31 de maio deste ano, e se nada for feito até lá, começará a valer a Resolução n 258/07, que aceita apenas 5% de tolerância. O objetivo da NTC com este ofício é que o CONTRAN coloque em pauta imediatamente o processo, já aprovado pelas Câmaras Temáticas, que aperfeiçoa a Resolução 258/07 e adota as tolerâncias argentinas, para possibilitar futura harmonização com o MERCOSUL.

Segundo o documento, a redução para 5% traria efeitos desastrosos para transporte rodoviário de cargas e de passageiros. “Como se sabe, hoje, o número de multas nos eixos, já representa mais de 90% das autuações por excesso de peso. Além de danosos aos transportadores, os 5% são indesejáveis até mesmo pelo Ministério dos Transportes, cuja posição oficial é pela manutenção dos 7,5%”, como cita o ofício.

Clique aqui e leia mais sobre o assunto.