“Por incrível que pareça são frequentes os ‘atropelamentos’ de passarelas e viadutos por basculante andando com a caçamba levantada.” O alerta mais do que atual é do engenheiro mecânico Rubem Penteado de Melo, em artigo publicado no site da Revista Carga Pesada em 24 de janeiro de 2012.
Dois anos e quatro dias depois , uma carreta com caçamba levantada derrubou, na manhã da terça-feira (28), uma passarela com 94 toneladas, na Linha Amarela, no Rio de Janeiro, matando cinco pessoas – três ocupantes de veículos que estavam na pista e dois pedestres que estavam na passarela. O caminhoneiro, que não poderia estar circulando na pista naquele horário (proibido para caminhões), feriu-se, foi internado e disse à Polícia que não havia percebido a caçamba levantada (veja reportagem do G1).
Vale a pena repetir o artigo de Rubem Melo, cujo foco é o perigo de a caçamba tombar parada, na hora do descarregamento. Aproveite as dicas de segurança.
Cuidados extras com basculantes
Além de todos os riscos nas rodovias, alguns tipos de caminhões pedem ainda cuidados especiais no carregamento e descarregamento, como no transporte de produtos perigosos, silos de cimento e especialmente os basculantes.
Agrava-se a situação, porque boa parte da frota de basculantes trafega com a manutenção precária, e como são praticamente “veículos urbanos”, ou seja, não passam pelos controles de pesos das rodovias, acabam exagerando na carga, aumentando ainda mais os riscos de acidentes.
Mas tem uma característica extremamente perigosa nas caçambas: elas podem tombar paradas, durante o descarregamento. E isso é muito fácil de acontecer.
Especialmente nesse momento do Brasil Canteiro de Obras, pré-Copa, pré-Olimpíada, etc., onde garimpa-se desesperadamente por caminhoneiros, e nem pensar em treiná-los antes de dirigir o Bruto, vamos ver muita caçamba tombada.
Por isso, além de manutenção mecânica rigorosa, é oportuno passar às medidas preventivas para a operação:
– Assegurar que as cargas são carregadas uniformemente em todo comprimento e largura da caçamba (não carregar + de um lado);
– A carga é úmida e propensa a grudar? Os riscos serão maiores;
– A carga deve estar dentro dos limites legais (pela “Lei da Balança”);
– As áreas ao redor do veículo devem ser isoladas;
– Sempre bascule sobre terreno firme e nivelado. Nunca em terreno inclinado, aclives ou declives;
– Certifique-se que a porta traseira está aberta antes de bascular;
– O motorista deve ficar na cabine, enquanto bascula;
– Esteja atento a obstruções elevadas: rede elétrica, cabos, postes, etc;
– Mantenha pessoas afastadas durante basculamento;
– Nunca bascule durante ventos fortes;
– Alinhe o conjunto cavalo-carreta antes de iniciar a descarga;
– Se a carga não descer, não dê trancos com a caçamba levantada;
– Se o veículo começar a virar, prepare-se forçando o corpo contra o encosto do banco, e segure-se firmemente ao volante. Nunca tente pular para fora da cabine.
Uma vez descarregada, o condutor deve certificar-se que a caçamba está abaixada antes de retornar a viagem. Por incrível que pareça são frequentes os “atropelamentos” de passarelas e viadutos por basculante andando com a caçamba levantada.
Rubem Penteado de Melo
é Engenheiro Mecânico com pós-graduação em engenharia de produção e mestrado em engenharia mecânica. É diretor, responsável pela área da qualidade nos serviços de inspeção de segurança de veículos sinistrados e alterados e inspeção de veículos que transportam produtos perigosos na Transtech Ivesur Brasil Ltda. É parceiro do Guia do Transportador. Foi vencedor do Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito de 1996.
Contatos: transtech@transtech.com.br
41 3033-8700
www.transtech.com.br