João Miguel e Vinicius Nascimento (foto de Gabriela Barreto)

Já está em cartaz nos cinemas de todo o País o filme À Beira do Caminho, do diretor Breno Silveira, que tem como “personagem” o caminhão Volvo VM.  João Miguel, Dira Paes, Ângelo Antônio, Denise Weinberg, Ludmila Rosa e o menino Vinicius Nascimento vivem os personagens da história criada pela jornalista Léa Penteado e roteirizada por Patrícia Andrade.

A patrocinadora Volvo realizou uma promoção cultural para escolher um caminhoneiro para fazer uma “ponta” no filme. Mais de mil participaram e o vencedor foi o motorista Marcos Costa Leite, do Rio de Janeiro. As gravações do filme aconteceram em 2010 e mais de 3.000 km de estradas foram percorridas durante este período. 

À Beira do Caminho conta a emocionante história de João, um homem que encontra na estrada uma saída para esquecer os dramas de seu passado. Por acaso ou sorte, seu caminho se cruza com o de Duda um menino em busca do pai que nunca conheceu. A partir desse encontro, nasce uma bela relação que movimentará o delicado equilíbrio construído por João para enfrentar seus fantasmas.

Apesar de também já ter vivido uma grande perda, Duda é o oposto de João: ainda tem fé e paixão e faz de tudo para provar a si mesmo que a vida vale a pena. A doçura e o amor do menino vão aos poucos rompendo as barreiras erguidas por João ao longo dos anos. O muro que o isolava vai se quebrando e ele toma coragem para resgatar seu passado.

“À Beira do Caminho é, sobretudo, a história de um homem reaprendendo a amar. Ele tem a capacidade de falar, sinceramente, como são importantes todas as relações de amor que a gente constrói na vida. Apesar de toda a história dura, é um filme que fala de todas as relações de amor possíveis: entre homem e mulher, entre amigos, entre pais e filhos. Fala da importância da paternidade mesmo que distante. É um filme feito com o coração para ser assistido com o coração”, diz Breno Silveira, que também dirigiu o grande sucesso de bilheteria 2 Filhos de Francisco, sobre a vida dos cantores Zezé Di Camargo e Luciano.

O VM tem um papel fundamental no filme. O caminhão é a casa de João, é onde ele se refugiou, e está presente o tempo todo nesta história sobre o resgate da vida e da esperança. “Já tinha dirigido um caminhão no meu primeiro trabalho no cinema, mas não durante tanto tempo. O caminhão é um personagem importantíssimo no filme. A gente se deslocou muito, tive que dirigir bastante, como se fosse um caminhoneiro. O filme tem essa metáfora com a estrada, ela vai te levando. A estrada pode te matar, como pode te salvar. A partir desses encontros o João se transforma”, conta o ator João Miguel.

O VM utilizado no filme é um 6×2 rígido com 260cv de potência. “Optamos pelo VM para protagonizar o filme por ser um caminhão versátil, apropriado para rodar tanto em áreas urbanas como em rodovias, em trechos de média e longa distância”, afirma Daniel Homem de Mello, gerente de marketing de caminhões da Volvo
A história contada no filme é embalada por grandes clássicos de Roberto Carlos. A trilha inclui o sucesso “Nossa Canção” na voz de Vanessa da Mata e uma gravação inédita de “Esqueça”, interpretada por Nina Becker com exclusividade para o longa.

À Beira do Caminho é uma produção da Conspiração Filmes em coprodução com Fox International Productions e Teleimage, distribuição Fox Film do Brasil e conta com o patrocínio da Volvo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.