Fonte: Sinotruk

 

Está cada vez mais próximo o início da construção da fábrica da SBTC INDUSTRIA DE VEÍCULOS S/A, fabricante brasileira de caminhões da marca Sinotruk, uma das maiores montadoras de caminhões a nível global. A terraplenagem começa em maio. Depois de comunicar oficialmente ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) a conclusão do projeto da unidade fabril, que será construída na cidade de Lages, em Santa Catarina, os diretores da SBTC estiveram na fábrica da CNHTC, em Jinan, na China, no inicio de março, para assinar, junto à Diretoria da fabricante de caminhões chinesa, os contratos que determinam a cooperação da CNHTC para a construção da unidade fabril brasileira que montará caminhões da marca Sinotruk em processo CKD (Completely Knock-Down), além da transferência de tecnologia e utilização da marca Sinotruk pela SBTC.

De acordo com Joel Anderson, diretor geral da SBTC, também foi confirmada a participação da Sinotruk Import & Export CO. LTD — subsidiária chinesa da CNHTC — no capital social da SBTC, que também contará com a participação acionária da SC Parcerias, empresa de fomento do Governo do Estado de Santa Catarina.

Segundo Anderson, a Sinotruk Import & Export será responsável por fornecer toda a estrutura para a instalação da fábrica e também da linha de produção de caminhões. Na ocasião, a diretoria da SBTC apresentou e validou com a CNHTC o projeto da fábrica em companhia do engenheiro responsável pela unidade fabril brasileira, João Silvano Pacheco, e do arquiteto Maurício Bampi, que assina a planta da fábrica concebida no Instituto de Desenho Industrial da Sinotruk Factory Design Institute Co., localizado dentro do complexo industrial da CNHTC em Jinan.

“Vale destacar o comprometimento e envolvimento da CNHTC nesse processo. Houve uma grande sinergia entre os nossos engenheiros e o grupo de  engenheiros chineses, o que resultou na moderna linha de produção que será instalada no Brasil”, revela Joel Anderson.

 Unidade brasileira

A SBTC será construída na cidade de Lages, em Santa Catarina, às margens da BR-282, na área industrial do Distrito de Índios, denominada PISC  (Parque de Inovação da Serra Catarinense). Com área total de 270 hectares, o PISC foi criado através de um parceria entre o Governo do Estado de Santa Catarina e a Prefeitura Municipal de Lages para atrair empresas do segmento automotivo e de novas tecnologias. A Sinotruk será a primeira a se instalar nesse local.

Joel Anderson confirmou que a terrraplenagem do terreno começará na primeira semana de maio deste ano. A área da unidade fabril , que tem extensão total de 1 milhão de m², já está demarcada. Em uma primeira etapa, a unidade brasileira da CNHTC trabalhará no  processo de montagem CKD, porém, o objetivo é nacionalizar em até 65% a produção de peças e componentes até o final de 2017. Joel Anderson também confirmou que a previsão é que a fábrica comece a funcionar até setembro de 2015, com a montagem das primeiras unidades em teste, para entrar em operação plena no inicio de janeiro de 2016.