A OnixSat está lançando no Brasil o BGAN M2M, apresentado pela Inmarsat em fevereiro no México. Trata-se de uma solução satelital máquina para máquina, uma espécie de modem 3G (banda larga), que tem o tamanho de um notebook e funciona com painel solar. Sua indicação é para as áreas remotas, sem cobertura de tecnologia celular.

Conforme explica o gerente de Telecom da OnixSat, Igor Falcão, a novidade promete ser uma aliada importante para usinas de geração de energia, gasodutos e companhias de distribuição de energia elétrica, entre outros. “O BGAN M2M dispensa a presença física de funcionários nas áreas remotas”, afirma.

Com o equipamento, é possível, por exemplo, ligar ou desligar uma turbina e fechar ou abrir uma saída de água à distância.  “Já num gasoduto, pode-se saber qual é a pressão e o volume de gás que está passando em determinado trecho e se há vazamento”, ressalta.

Falcão salienta que, neste caso, o BGAN M2M é um grande aliado para a segurança do sistema. “Se a temperatura checada num determinado ponto estiver muito alta devido a um incêndio, é possível fechar a passagem do gás num trecho anterior, evitando uma explosão”, exemplifica.

O gerente lembra que o funcionamento por meio de energia solar é essencial para esses locais, onde não há outra fonte. De acordo com ele, a OnixSat já está atendendo três projetos com o BGAN M2M no Brasil.