De olho numa fatia do mercado brasileiro, a DAF foi a única montadora de caminhões – além de MAN – a participar da Expo Fenabrave, evento realizado de 16 a 18 de agosto em São Paulo. Segundo Jorge Medina, diretor de Marketing da empresa, o Brasil é muito importante para a marca que pertence ao grupo norte-americano Paccar. Ela está construindo sua primeira fábrica no Brasil, em Ponta Grossa (PR).

Medina afirma que o retração no mercado nacional – hoje na ordem de 18% – não assustou o grupo. “Na verdade, estamos sempre olhando o mercado a longo prazo. E o Brasil tem boas expectativas de demanda com muitas obras que sesrão realizadas. Além disso, há uma necessidade grande de renovação de frota”, ressaltou.

A fábrica de Ponta Grossa deve começar a funcionar no terceiro trimestre do ano que vem e sua capacidade é para 10 mil caminhões por ano. O diretor diz que o grupo não sabe quantos veículos serão fabricados em 2013. “Ainda estamos fazendo este planejamento”, disse. A DAF não começou a vender caminhões no Brasil. Segundo Medina, já foram trazidos cerca de 20 veículos para o País que estão sendo testados por frotistas. “Até começarmos a fabricar aqui devemos trazer mais caminhões para o programa de demonstração aos concessionários. Eventualmente eles poderão ser vendidos”, contou.

Medina disse que as negociações para formar a rede concessionária estão avançadas, sendo que até a inaguração da fábrica, 22 lojas estarão prontas em todo o País. O primeiro caminhão a ser fabricado no Brasil será o XF 105 (460 cavalos). O modelo médio, CF 85 cavalos, só deve ser feito “um ou dois anos” após a inauguração da fábrica. Na sequência, a DAF pretende produzir um modelo leve.