Michelin inclui entre as vantagens de seus novos pneus o fato de causarem menos problemas ao meio ambiente
Dilene Antonucci
Um pneu mais baixo e mais leve – que, por isso, permite levar maior volume e mais peso – foi lançado pela Michelin, detentora de 25% do mercado de radiais, para atender o segmento de transporte de carga e passageiros.
Foram os clientes que indicaram o caminho para a Michelin. O G10, de Maringá, estava usando em seus bitrens graneleiros o 275/80, que é mais baixo, mas foi feito para uma capacidade de carga menor. O que a engenharia fez foi desenvolver o 275-70, que tem a mesma capacidade de carga que o 295 e ainda custa 10% menos.
Outra novidade da Michelin é o pneu ZXA2+ Energy na dimensão 295/80 R22.5. Anuncia-se que ele proporciona até 20% a mais de primeira vida e 35% de vida útil da carcaça que seu antecessor, graças às “Tecnologias de Durabilidade Michelin” (MDT).
Como também apresenta baixo índice de resistência à rodagem, a Michelin informa que o XZA2+ Energy reduz em até 6% o consumo de combustível em relação aos pneus radiais comuns, o que representa uma economia de três mil litros por ano para um veículo de carga pesado.
A Michelin apresentou dados do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) segundo os quais até 2030 haverá um crescimento de 47% no consumo de petróleo e de 75% nas emissões de CO2 no mundo, e os custos com transporte de carga terão um aumento de 75%.