Nelson Bortolin

A Gazit South America, recém instalada em Londrina (PR), começou a comercializar o pó de balanceamento para pneus Gazit, fabricado pela dinamarquesa Zab. Segundo Anderson Fioti, sócio da empresa, o produto já está sendo testado por alguns frotistas de caminhões no País.

A novidade, que já comercializada na Europa há 4 anos, promete ser uma alternativa mais barata, eficiente e ecologicamente correta ao sistema de balanceamento tradicional feito com chumbo.

De acordo com Fioti, as vibrações causadas pelo contato do pneu com a pista fazem com que o pó colocado dentro do pneu, que é bastante pesado, se mova para a área de desequilíbrio, fazendo a compensação. Segundo ele, isso ocorre constantemente durante a condução do veículo, produzindo um “equilíbrio dinâmico”.

“Os motoristas que estão testando o Gazit se espantam com o resultado. A gente tira o chumbo, coloca o produto dentro da banda e, ao atingir 15 quilômetros por hora, ele já está balanceado”, garante Fioti.

Um pneu de caminhão 295/80 R 22,5 precisa de 350 gramas do pó, o que vai custar cerca de R$ 24. Além de mais barato que um balanceamento convencional, o empresário diz que o Gazit vale por toda a vida útil do pneu. “Estudo mostram que o pneu dura até 15% mais com o pó de balanceamento”, afirma.

Os empresários também estão apostando nas características ecológicas do “balanceamento livre de chumbo”. “O ganho ambiental é uma grande vantagem. As companhias que pleiteiam certificações ISO podem se beneficiar bastante”, salienta.

O dinamarquês Rene Mikkelsen, que mudou-se para o Brasil para abrir o negócio em sociedade com Fioti, conta que, na Europa, o produto já é vendido com os pneus. Ele citou Norkisk Dok Import e Italmatic como exemplo de revendedores que fornecem os pneus com o Gazit. “Lá, as revendas são obrigada a entregarem o produto balanceado”, ressalta. Mikkelsen garante que 50 mil pneus para caminhões são vendidos semanalmente com o pó de balanceamento.

Mais informações sobre o Gazit pelo site www.gazitsouthamerica.com ou pelo telefone (43) 3027 4202.