Com atuação focada em logística e transporte, sede em Salvador/BA, 10 filiais e cerca de 150 colaboradores, a Polimodal implantou recentemente o nddCargo, solução de pagamento de frete eletrônico da NDDigital, em todas as suas unidades.

O intuito, segundo Ricardo Lima de Santana, diretor administrativo financeiro e sócio da empresa, é se preparar para a obrigatoriedade da “carta-frete eletrônica”, aliando a tecnologia da solução à experiência de mercado da Polimodal.

Os principais benefícios obtidos com a nova solução, de acordo com Ricardo, são: o atendimento à obrigatoriedade da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), evitar o risco de fraudes, oferecer melhores condições para o carreteiro administrar o seu dinheiro e seus custos, entre outros.

“O pagamento da carta frete de modo eletrônico agiliza todo o processos, confere mais dinamismo e diminui o risco de erros. Além disso, proporciona um controle mais efetivo dos gastos, tanto para os caminhoneiros quanto para as empresas transportadoras. É possível reduzir custos e processos”, explica.

Com um volume expressivo de pagamentos de frete, o que fez a diferença na escolha da NDDigital como fornecedora da solução, conforme destaca o executivo, foi o conhecimento técnico da equipe, a flexibilidade do produto e a dedicação dos profissionais no processo de implantação. “A NDDigital estabelece uma verdadeira parceria com o cliente, trabalhando lado a lado e conforme as suas reais necessidades”, afirma Ricardo.

CT-e

A NDDigital também oferece soluções de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e). Em 2009, o departamento TI da Ipiranga, empresa do Grupo Ultra, foi atrás de soluções no mercado, tendo como um dos principais desafios o layout, a integração com os demais sistemas da companhia, suporte e upgrade.

Após pesquisa de fornecedores e abertura de uma concorrência em que foram selecionadas seis empresas, duas chegaram ao final. A Ipiranga escolheu a NDDigital, pois, de acordo com Alexandre Rocha Santos,  analista consultor da Coordenadoria de Sistemas Administrativos da Ipiranga Produtos de Petróleo, a solução da empresa era a mais eficiente para os padrões da companhia. 

Alexandre afirma que o NDD CT-e, além de apresentar uma base de dados centralizada, funcionou na primeira tentativa com segurança e tempo de resposta adequado, o que ocorreu no final do primeiro semestre de 2011. Além disso, os upgrades necessários aconteceram em apenas uma semana e meia.