The new MAN heavy-duty tractor from the MAN TGX D38 range puts a

Eles são os principais protagonistas na disputa pela liderança do mercado brasileiro de caminhões. Mas quando o assunto é o futuro do transporte no Brasil, compartilham do mesmo ponto de vista: antes de pensar em novos programas de redução de emissões de poluentes, o Brasil precisa de um programa de renovação da frota de caminhões.
Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz, e Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, falaram sobre o assunto em entrevistas no Salão de Hannover.
Schiemer disse que antes de falar em novas normas de emissões, como as dos motores Euro 6, já em vigor na Europa, “seria mais sensato tratar da renovação da frota brasileira”. Segundo ele, nem 2% dos caminhões brasileiros rodam com motores Euro 5. “E é importante lembrar que um caminhão mais antigo, o chamado Euro 0, polui tanto quanto 37 caminhões com motores Euro 5”, argumentou. Dessa forma, prosseguiu Schiemer, mesmo em termos ambientais a renovação da frota traria ganhos maiores que os motores menos poluentes vendidos atualmente.

Cortes, da MAN: estender os programas que já existem pelo Brasil

Para Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, é preciso estender para todo o Brasil os programas de renovação de frota que já são realizados em Santos, Rio de Janeiro e Belo Horizonte: “Nossa frota tem idade média de 17 anos”, acrescentou.
No Estado do Rio de Janeiro, a montadora já vendeu mais de 300 caminhões da marca Volkswagen através do programa que prevê isenção de impostos e outros tipos de incentivo na troca de um caminhão velho por um novo.
Entre as novidades que a MAN Latin America apresentou em seu estande em Hannover estava o Constellation 24.280, na versão 8×2. Fabricado na planta de Resende, ele vem equipado com câmbio automatizado e tecnologia patenteada Smart Ratio.
Também estava lá o extrapesado Constellation 25.420 V-Tronic, cuja cabine é produzida com peças mais ecológicas no acabamento.

Schiemer, da Mercedes: um Euro 0 polui tanto quanto 37 caminhões Euro 5

MATRIZ – A eficiência no consumo foi o tema principal dos novos modelos que a MAN apresentou em Hannover. Em seu estande de 10 mil metros quadrados, o destaque da matriz alemã foi o modelo TGX D38, que fez sua estreia. Com potências de 520, 560 e 640 cv, destina-se às tarefas de transporte mais exigentes. Seu coração é o motor de seis cilindros em linha D38, de 15,2 litros.
A montadora diz que não quer bater recordes de potência, mas sim oferecer a mais elevada força de tração para cada necessidade. “Os motores acima de 500 cv respondem por 15% dos veículos acima de 16 toneladas e queremos com este lançamento a liderança no segmento”, comentou o CEO da MAN, Anders Nielsen.