A montadora aproveitou também a largada da regata que aconteceu domingo (22) em Itajaí (SC) para fazer o lançamento da série especial de 100 caminhões Volvo Ocean Race, com cabine Globetrotter, pintura exclusiva, equipamentos de segurança, suspensão pneumática e motor nas opções de 460 cv e 540 cv.
Embora seja cedo ainda para uma avaliação mais precisa, os caminhões equipados com a nova motorização que atende as normas de emissões Proconve P7, estariam 5% mais econômicos. Outra vantagem apresentada pelas novas relações de potência e torque, também relatada pelos clientes, é que o tempo de percurso em rota foi reduzido em cerca de 15%, sem aumento da velocidade máxima.
“Os novos caminhões são melhores e mais econômicos, como já era esperado. Só precisamos aguardar a estabilização do abastecimento e do preço do diesel e da Arla 32 para avaliar os resultados nos custos operacionais”, comentou o diretor de vendas Bernardo Fedalto.
Otimista com as novas regras do Finame que baixaram juros e estenderam prazos, Fedalto acredita em uma retomada nas vendas a partir de maio. “Nossas projeções não mudaram, estimamos uma queda de 5 a 10% na comparação com o ano passado e mesmo assim 2012 será o segundo melhor ano da história em vendas de caminhões”.
O presidente da Volvo Roger Alm, acompanhado na coletiva por Dennis Slagle, responsável pela área de vendas e marketing da Volvo para as Américas, estimou que até o final do ano o mercado atinja a marca de 105 mil unidades contra as 111 mil de 2011 na faixa de veículos acima de 16 toneladas.
Depois de terem experimentado os rigores climáticos, avarias nos barcos e tido problemas com tripulantes feridos, as equipes partem para a sétima etapa da competição. Os barcos partiram de Alicante (Espanha) e passaram Cape Town (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), Itajaí (Brasil). Depois de Miami, os veleiros irão para Lisboa (Portugal), Lorient (França) e Galway (Irlanda).
A Volvo Ocean Race percorre os cinco continentes, num percurso de mais de 39 mil milhas náuticas, o equivalente a 72 mil quilômetros, em mais de nove meses de competição. “É um esporte ambientalmente correto, que tem familiariedade com os valores da Volvo que são qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente”, explica Solange Fusco, gerente de comunicação corporativa da Volvo do Brasil.