O ministro dos Transportes, César Augusto Rabello Borges, assina hoje em Rondonópolis (MT) o contrato das obras de duplicação da BR-364 daquele município até Jaciara (60 km). A expectativa das autoridades matogrossenses é convencer o ministro também da necessidade de duplicação do trecho de 25 quilômetros da BR-163, da área urbana até o terminal ferroviário da ALL. O terminal, que começa a operar nos próximos meses, pode se tornar uma dor de cabeça ao aumentar o tráfego já caótico em Rondonópolis. 

Segundo o jornal A Tribuna, o prefeito da cidade, Percival Muniz, ameaça dificultar a liberação do alvará de funcionamento para o terminal ferroviário, enquanto não houver garantias quanto à duplicação do acesso ao empreendimento. “Tenho juízo e coragem suficientes para não liberar a inauguração do terminal, que já está quase pronto”, afirmou o prefeito. “Sei da importância econômica do terminal, mas vida é mais importante, não tem preço”, disse.

Na BR 364, o próximo trecho a ser licitado é de Jaciara a Serra de São Vicente, cujo processo deve ser iniciado em maio. Já, para o trecho entre Serra de São Vicente e Cuiabá, não há previsão das obras, já que o processo licitatório iniciado foi interrompido.