Fonte: O Globo
A Daimler Trucks North America (DTNA) apresentou dia 5 de maio, em Las Vegas, o primeiro caminhão autônomo do mundo – algo que promete ser uma revolução nos transportes.
O protótipo Freightliner Inspiration Truck já está licenciado para circular pelo estado de Nevada. Foi emplacado pessoalmente pelo governador Brian Sandoval diante de centenas de jornalistas.
Segundo Wolfgang Bernhard, membro do conselho da divisão de caminhões e ônibus da Daimler AG, o Inspiration Truck ainda terá um motorista. Aos “caminhoneiros do futuro” caberá apertar um botão no volante que ativará o dispositivo de direção automática. Depois, bastará monitorar os sistemas eletrônicos de veículo e intervir em em caso de mau funcionamento. Além disso, o piloto eletrônico só funciona em rodovias – nos centros urbanos, quem dirige é o humano.
Segundo Bernhard, o motorista pode assumir o controle da máquina a qualquer momento. E é ele quem será responsabilizado em caso de acidente.
“Os caminhões autônomos ajudarão a reduzir acidentes, consumo e congestionamentos”, disse Bernhard durante a apresentação.
Dois protótipos foram construídos para testes e demonstrações. São autônomos “Nivel 3”, ou seja: os sistemas eletrônicos podem assumir totalmente o controle em determinadas condições de tráfego, mantendo o veículo na faixa, a velocidade legal e guardando distância segura para o carro da frente.
O caminhão inteligente não requer estradas especiais e pode rodar pelas rodovias atuais. Consegue “ler” placas e sinais. Os sensores e computadores empregados para o modo autônomo já são usados em um dos modelos da Freightliner. A diferença é que, no Inspiration Truck, os sistemas foram combinados e “sabem fazer mais contas”. Além disso, há um conjunto de câmeras e radares.
Visualmente, os protótipos se destacam por trazer kits aerodinâmicos (com direito a rodas tapadas) e luzes por leds. A cabine é minimalista, reduzindo ao mínimo os comandos para o motorista.
A Freightliner não revelou qualquer outro detalhes mecânicos ou sobre o lançamento comercial e viabilidade econômica desse cavalo-mecânico do futuro.
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