Pesado 100% elétrico da Mercedes-Benz é um dos destaques do IAA Transportation que começa nessa segunda-feira na Alemanha

Partindo do princípio que o transporte em longas distâncias é responsável por dois terços das emissões de CO2 do tráfego de caminhões, a Mercedes-Benz abre as conferências de imprensa do IAA Transportation 2024, maior feira internacional do setor, anunciando para final de novembro o início da produção do eActros 600.
A Daimler Truck, detentora da marca, aproveita o evento para lançar a TruckCharge, um novo empreendimento do grupo voltado para infraestrutura elétrica (e-infrastructure) e carregamento de caminhões.
Karin Rådström, Chefe Mundial da Mercedes-Benz Trucks e próxima CEO da Daimler Truck a partir de outubro destacou que o eActros 600 é uma forte alternativa para um caminhão a diesel, graças à sua autonomia de 500 quilômetros com uma carga de bateria: “Com sua elevada eficiência energética, ele será lucrativo para operadores de frotas. Agora é imperativo para os governos, o setor de energia e a indústria atuarem em conjunto para avançar com a expansão da infraestrutura de carregamento pública”.


AUTONOMIA – A capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora e um novo eixo de acionamento elétrico, permitem que o eActros 600 proporcione uma autonomia de 500 quilômetros sem carregamento intermediário com 40 toneladas de peso bruto total combinado. Este número pode ser excedido significativamente, dependendo do estilo de condução e da rota envolvida. O eActros 600 será capaz de se deslocar por mais de 1.000 quilômetros por dia. Isso é possível graças ao carregamento intermediário durante os intervalos de descanso do motorista, desde que existam instalações de carregamento disponíveis.

Karin Rådström, Chefe Mundial da Mercedes-Benz Trucks e próxima CEO da Daimler Truck, destaca importância de investimentos públicos na expansão da infraestrutura de carregamento
Der batterie-elektrische Mercedes-Benz eActros 600 Fernverkehrs-Lkw ist das IAA Transportation 2024 Highlight von Daimler Truck. // The battery-electric Mercedes-Benz eActros 600 long-haul truck is Daimler Truck’s IAA Transportation 2024 highlight.

Neste verão europeu, dois protótipos participaram de um percurso de teste de quase sete semanas percorrendo mais de 15.000 quilômetros por 22 países europeus. Cada um dos dois caminhões totalmente elétricos viajou com um PBTC de 40 toneladas e utilizou exclusivamente estações de carregamento públicas. Em toda a duração da viagem, o protótipo provido com equipamentos especiais de medição registrou um consumo médio de condução de 103 quilowatts-hora por 100 quilômetros. Calculando o teor energético do diesel, esse número se traduziria em um consumo aproximado de 10 litros por 100 quilômetros, praticamente impossível de ser alcançado com um caminhão de propulsão convencional.
Dependendo da rota, topografia e temperatura, o consumo diário variou entre 85 quilowatts-hora por 100 quilômetros – durante o percurso em descida de Madri a Bilbao (aprox. 360 quilômetros), sob condições muito boas de estrada e clima – e 140 quilowatts-hora por 100 quilômetros de Alta ao Cabo Norte (aprox. 240 quilômetros) com uma temperatura mais baixa de 7 graus Celsius, com uma parte do percurso consistindo de estradas sem pavimentação.