A Mercedes-Benz inaugurou um novo sistema de consultoria de vendas. Um programa de computador batizado de MBKS permite que o cliente, junto com o concessionário, monte o caminhão a seu gosto, faça simulações e fique sabendo em segundos se tudo o que imaginou é possível, quanto custa e qual é o prazo de entrega.
“O MBKS nos permite configurar o caminhão cliente a cliente, com características específicas para cada demanda”, afirma Eustáquio Sirolli, gerente de Marketing de Produto da montadora.
A Mercedes-Benz tem sugestões de pacotes prontos, as linhas “Premium” e “Especialista”, mas mesmo assim o comprador pode incluir ou modificar qualquer item “on line”, vendo os preços de cada item, até a soma final do caminhão pronto.
O MBKS já vinha sendo aplicado pelos concessionários desde o ano passado. Os caminhões não são mais vendidos depois de prontos, mas são comprados antes de serem feitos. São possíveis mais de 100 versões. Só do Axor existem 15 versões.
Desde que o MBKS começou a ser usado, houve um salto de 50 para 600 no número de composições de itens de caminhões por mês. Atualmente, 85% dos pedidos são programados por meio dessa ferramenta de vendas. (Ralfo Furtado)