Ipê Amarelo criou hortas, promoveu gincanas com prêmios em escolas e realizou projetos comunitários, entre outras atividades
Emilia Miyazaki
Criado em junho de 2008 para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Ipê Amarelo, da P.B. Lopes – Concessionária Scania, nasceu com a missão de conscientizar colaboradores, clientes e comunidade sobre a importância e o cuidado na preservação do meio ambiente, por meio de ações que reforçavam a importância de plantar e preservar árvores.
“Tudo começou literalmente com uma semente. O Henrique (diretor José Henrique de Souza Gomes) recebeu uma mala direta com sementes e o convite para plantar uma árvore. Junto a isso, meu pai sempre se empenhou em arborizar a Fazenda Dona Amélia. Replantou matas ciliares, recuperou nascentes, criou alamedas, então quando o Projeto Ipê Amarelo germinou, o solo já estava rico em experiência”, conta a diretora da Rede P. B. Lopes, Daniela de Andrade Lopes Gomes.
Ações em escala
Em parceria com o Grupo View, agência de publicidade que atendia a PB, o projeto foi batizado com o nome da árvore símbolo do Brasil. “Aos poucos fomos escalando ações por meio de palestras em escolas, criando viveiros para produção de mudas, fomentando o envolvimento dos funcionários e aplicando o conceito dos Rs – Repensar, Recusar, Reduzir, Reaproveitar, Reutilizar, Reciclar e Recuperar.”
A educação ambiental entrou efetivamente na vida dos colaboradores por meio do voluntariado. Movidos pelo espírito da cidadania, eles passaram a dedicar parte do seu tempo a diversas atividades como o plantio de ipês, blitz para a distribuição de mudas e informativos, entre outras ações.
“Com a evolução dos trabalhos criamos um herói, o ‘Super Amarelo’. Não queríamos restringir a ação somente à empresa, queríamos envolver o cliente e a comunidade onde estávamos inseridos.”
Os desdobramentos do projeto resultaram em boas práticas como a criação de hortas; gincanas com prêmios em escolas nos três estados de atuação da PB; apresentações teatrais; projetos comunitários para a produção de sabão com óleo de cozinha; e a fabricação de ecobags a partir de banners da empresa.
A parceria com o poder público viabilizou a revitalização de parques e praças, plantio de mudas em ruas e avenidas, além da limpeza e recuperação de fundos de vale e outras áreas degradadas de várias cidades.
Reconhecimento nacional
A relevância do Projeto Ipê Amarelo ganhou projeção nacional em 2012, com o recebimento do Prêmio de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo, concedido pelo Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getúlio Vargas (GVcev).
“Esta premiação mostrou que estávamos no caminho certo e nos deu ânimo para continuar. Em todos esses anos, passamos por processos de aprendizado muito importantes”, relembra Daniela Lopes. “Gostei muito da fase das escolas, onde podíamos falar de assuntos diferentes. Em uma das edições do programa, vivíamos um grande surto de casos de dengue. Pegamos o gancho para falar sobre saúde e como fazer o descarte correto do lixo. Foi uma fase muito gostosa e criativa.”
Consciência ambiental
Com 15 anos de história, o Projeto Ipê Amarelo segue em atividade com novas diretrizes, mas a premissa de plantar ou distribuir mudas de árvores para cada caminhão vendido continua presente.
Além da doação de mudas, dentre as ações consolidadas, a PB mantém um viveiro de ipês em Maringá (PR); hortas nas filiais para promoção de hábitos saudáveis; pontos de coleta de lixo eletrônico; e diversas promoções solidárias como as campanhas de agasalho, fraldas geriátricas, material escolar e coleta de tampinhas plásticas.
“O pensamento de ‘Mudar o mundo a partir de mim’ é algo presente em nossa organização, totalmente em sintonia com uma das premissas da Scania, que é ‘Fazer o correto a partir de mim’. Então se eu fizer a minha parte e você fizer a sua, sucessivamente, as coisas vão acontecer”, analisa a diretora com otimismo.
A Rede P. B. Lopes realiza diversas condutas de sustentabilidade, obrigatórias e espontaneamente. “É uma questão conceitual. O que fazemos é uma gota no oceano, mas se cada um fizer um pouco, poderemos mudar o mundo. É o caso do Bosque dos Ipês, um projeto realizado em parceria com clientes. É uma ação realizada com o mesmo empenho e dedicação e, principalmente, com amor.”