Fonte: assessoria de imprensa
A 19ª edição da Fenatran (Salão Internacional do Transporte) que aconteceu entre os dias 28 de outubro e 1 de novembro no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo, recebeu recorde de público com 61.345 mil visitantes compradores durante os cinco dias de exposição, algo em torno de 10% de crescimento em relação à edição anterior. O número de expositores e ocupação também foram recordes, chegando a 370 empresas divididas numa área total de 130 mil metros quadrados. O evento é uma iniciativa das entidades NTC& Logistica e Anfavea e é organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado.
Realizada a cada dois anos, a Fenatran propicia a realização de negócios e a exposição dinâmica de lançamentos globais para milhares de profissionais do setor interessados em conhecer as tendências do segmento. Mas vai além, ao promover debates e apontar tendências desse dinâmico setor. Nessa edição, o evento registrou uma importante discussão sobre a renovação de frota e a busca de um consenso que tornará esse projeto uma realidade cada vez mais próxima.
Além disso, a Feira foi a primeira a exibir a totalidade das novidades da mudança na tecnologia de motorização dos veículos para atender a norma Euro 5 – normas de emissões para veículos pesados. Além deste importante fator consolidado, as novidades da 19ª edição ficaram por conta dos sistemas de freios com gerenciamento eletrônico, dos controles de atenção do motorista, do aprimoramento do interior das cabines, melhorias da estabilidade e do aumento da eficiência aerodinâmica.
Todas as principais montadoras de veículos pesados prepararam grandes novidades relacionadas às novas tecnologias, sustentabilidade, além de focarem na maior segurança, conforto e redução dos custos operacionais. Entre as marcas presentes estavam as maiores produtoras de veículos e motores, como Agrale, DAF, Fiat, Hyundai, Iveco, MAN, Mercedes-Benz, Renault, Ford, Scania, Metro-Schacman e Volvo. Também os principais fabricantes de implementos, como Randon, Facchini, Noma, Guerra, Pastre, Rossetti, Rodolinea, Librelato e Rodoforte; além dos de lubrificantes, componentes, acessórios e fluidos, como Alcoa, Chevron, Michelin, Mobil, Shell, Texaco, Ipiranga, Voith, Positron, Pirelli, Bridgestone e Cummins. Os bancos Itaú e Bradesco também estiveram presentes na Feira.
“O evento é referência no setor e está focado e desenhado estrategicamente para atender às necessidades do público especializado. A cada dois anos, o mercado de transporte de carga se reúne na Fenatran, para lançar, conhecer, testar e conversar sobre melhorias para este importante setor da economia”, destaca Rodrigo Rumi, diretor do portfólio automotivo da organizadora.
Continuando o sucesso da edição passada, o evento recebeu, pela segunda vez, nas instalações do sambódromo, a Fenatran Experience, com o test drive de caminhões. Foram mais de 5 mil testes drives realizados. O objetivo da atração foi levar uma experiência única aos visitantes para testarem os modelos mais modernos de caminhões. No mesmo cenário, o caminhoneiro pode pilotar, tirar suas dúvidas e ver qual caminhão se encaixa mais com a sua necessidade.
Depoimentos sobre a Fenatran
“A NTC&Logística ficou muito satisfeita com o resultado desta Fenatran, negócios foram consolidados, fornecedores se mostraram bem animados e recebemos muitos feedbacks positivos. A 19ª Fenatran foi histórica, a maior que já ocorreu, o que coloca a próxima edição como um desafio de como fazer mais e melhor,”. José Hélio Fernandes, vice-presidente da NTC&Logística.
“A 19ª edição da Fenatran superou as anteriores e a indústria de implementos rodoviários teve grande participação nesse sucesso, com a presença de 49 expositores que ocuparam mais de 14 mil m². Estar na Fenatran é sempre uma excelente oportunidade para todos nós, que realizamos negócios e estreitamos ainda mais nossos laços com clientes e fornecedores”. Alcides Braga, presidente da ANFIR (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários).
“Tivemos um saldo muito positivo com vendas na Fenatran. Ultrapassamos nossa perspectiva inicial de 700 caminhões e chegamos ao patamar de mil veículos. E o mais importante: com muitas portas abertas para mais negociações futuras. Os relacionamentos reforçados aqui têm impacto direto em nossos resultados dos próximos meses”. Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.
“A Fenatran 2013 foi ótima para a Scania. Durante os cinco dias de feira nós recebemos cerca de 30 mil pessoas que tiveram contato com os nossos veículos e comprovaram a evolução contínua das soluções oferecidas pela marca aos transportadores, desde a chegada da Scania no Brasil há 56 anos com o L 75 até o Streamline, um modelo que entrega o caminhão e uma solução de serviço integrada com o objetivo de proporcionar melhor desempenho, disponibilidade e economia de combustível. O saldo da nossa participação é extremamente positivo. Nós chegamos à Fenatran com o objetivo de consolidar o conceito de vendas de soluções, que envolve o caminhão mais o serviço, e até agora mais de 60% das vendas de caminhões foram realizadas com algum tipo de serviço integrado. Trata-se de uma verdadeira inovação no mercado”. Eronildo Santos, diretor de Vendas de Veículos da Scania no Brasil.
“Poder receber amigos e clientes em uma das mais importantes exposições do setor do mundo é uma enorme satisfação para a Noma. Foi uma Fenatran histórica, reflexo de um trabalho sério de desenvolvimento tecnológico, de pós-venda e de poder gerar melhores resultados econômicos para o transportador brasileiro”. Marcos Noma, Presidente da Noma
“Essa já é a 9ª participação da Guberman na Fenatran, e essa edição superou nossas expectativas. Já começamos a trabalhar para atender todos os contatos gerados. Diversas vendas foram iniciadas, e conseguimos apresentar nossas novas tecnologias”, Sérgio Guberman, diretor comercial da Guberman.
“Foi uma semana extreamente importante para nós. Escolhemos este evento para apresentar uma nova gama de produtos em função do que significa a Fenatran na América Latina. Para nós é um grande orgulho participar do evento”. Flavio Bettiol Junior, diretor de marketing Truck e Agro da Pirelli na América latina.
“Trata-se de uma oportunidade ímpar de interação com os nossos públicos, ainda que tenhamos como postura a relação direta com os clientes durante todo o ano. Além disto, em cinco dias de evento foi possível realizar reuniões importantes com os clientes. Em termos de fechamento de negócios, o evento serve para estreitar relações e abrir novas possibilidades”. Norberto Fabris, diretor corporativo – Implementos e Veículos da Randon.
“A Fenatran propiciou a proximidade com o público relacionado ao transporte e colocou nosso público a par de todas as inovações que continuam mantendo a qualidade, mostrando a força da nossa marca para todo o país e ao Mercosul”. José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato.
“Nesta edição da Fenatran disponibilizamos ao consumidor uma solução completa. A partir de agora, empresas e autônomos de diversos portes poderão contar com mecanismos para a gestão de frotas. Com o lançamento apresentado durante o evento, fortalecemos nossos pilares de atuação, que englobam o relacionamento com os caminhoneiros e o oferecimento de produtos e serviços inovadores”. Marcelo Couto, gerente de Meios de Pagamentos da Raízen.
“A Fenatran 2013 tem uma importância histórica, porque permitiu a apresentação do veículo-conceito da Shacman equipado com sistemas e componentes fabricados por empresas fornecedoras do Brasil com índice de nacionalização superior a 60%”. Marcos Gonzalez, diretor de desenvolvimento da Metro-Shacman.
“Conquistamos nosso objetivo principal, que era divulgar, difundir ainda mais a empresa, consolidar a marca, participar de um ambiente onde muitos dos expositores são nossos contratantes, como, por exemplo, as montadoras de caminhões, estreitar relacionamentos e encontrar novos possíveis clientes”. Alcides Braga, sócio-diretor da Truckvan e presidente da ANFIR (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários).
“Foi muito bom poder mostrar para o mercado nossas novas soluções direcionadas para gestão de transporte e perceber que estão sendo bem aceitas”. Lauro Freire, diretor Comercial da BgmRodotec.
“A Fenatran é uma vitrine para as montadoras e fabricantes de equipamentos. É um momento especial para a companhia e ficamos bastante satisfeitos com os resultados e com a visibilidade no setor de transportes, que é grandiosa”. Thiago Zuntini, Gerente de Vendas da SSAB.
“A Feira Internacional do Transporte – Fenatran permitiu que todos os setores envolvidos no segmento de veículos pesados e extra pesados antevissem o que os espera em 2014. O agronegócio brasileiro foi ponto alto neste ano e será destaque também no próximo; por isso mesmo, novidades e tecnologias para atender a essas demandas foram os principais focos do evento, que nos incitou um sentimento de que as companhias potencializaram suas operações para atender bem às necessidades do mercado. Para a nossa Rede, tratou-se de uma oportunidade importante para sentir melhor esta tendência do mercado e elaborar estratégias junto a MAN, com o objetivo de perpetuar o bom desempenho do grupo, que é líder há 10 anos no Brasil”. Diego Comolatti, Presidente da ACAV – Associação Brasileira dos Concessionários da MAN Latin América.
“Identificamos em nossos clientes novas necessidades de transportes em seus negócios, seja ele qual for. Utilizamos a FENATRAN para apresentar nossos lançamentos ao mercado, implementos inovadores que atenderão necessidades especificas e com certeza se tornarão um sucesso, assim como foi a 19º edição da FENATRAN. Obtivemos também ótimos resultados em vendas, repetindo o sucesso de lançamentos anteriores como o Bitrem Basculante (2001) e o Semirreboque Basculante Slider (2011)”. Daniel Ayres Gabardo, Gerente Comercial da Pastre.
“A participação da Cummins na Fenatran 2013 superou todas as expectativas, não apenas pelo sucesso do ISG, mas também pelo forte interesse dos produtos das marcas Ecofit, Fleetguard e Holset, que reforçaram a estratégia da Cummins em oferecer soluções tecnológicas e integradas ao segmento, com uma ampla linha para sistemas de pós-tratamento, sistemas de filtração e turbos compressores”. Marco Rangel, diretor de Marketing, Comunicação e Relações Governamentais da Cummins.
“Esse foi um momento oportuno para mostrarmos os produtos e as inovações que a área de Rodas está trazendo para o mercado brasileiro. Com a entrada do motor Euro 5, que tem como principal objetivo reduzir o nível de emissão de gases poluentes na atmosfera,as montadoras tiveram grande acréscimo no peso dos caminhões e com uma composição de rodas forjadas de alumínio, é possível zerar esse aumento de peso. A Fenatran foi muito importante para contatarmos todos os fabricantes do setor”. Ricardo Escoboza, gerente da divisão de Rodas Forjadas da Alcoa América Latina & Caribe.
“A Fenatran criou a oportunidade ideal para a apresentação de nossos lançamentos, seus diferenciais técnicos e da proposta de valor presente em nossos produtos e serviços. Estamos felizes com a grande aceitação do nosso novo pneu para ônibus urbano, o ContiGol, o que comprova o interesse do mercado por um produto capaz de entregar alto desempenho e um menor custo por quilômetro. Há uma lacuna de ofertas para esse segmento específico que pretendemos ocupar”. Glen Carson, gerente de vendas de pneus para veículos comerciais da Continental Pneus Mercosul.
A FENATRAN é uma iniciativa da NTC & Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) em parceria com a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). O evento conta com o Apoio Institucional da ABR (Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus), ANFIR (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários), SINDIPEÇAS (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) e SIMEFRE (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários).
Para mais informações acesse www.fenatran.com.br . Para ver as fotos, clique aqui.