Com patrocínio da Volvo e apoio da Revista Carga Pesada, os dois quadros (abaixo) do pintor e caminhoneiro Rone Cândido Lacerda, de Minas Gerais, estão participando, até 6 de outubro, do XVIII Circuito Internacional de Arte Brasileira (CIAB). Lacerda representa a cidade de Belo Horizonte pela segunda vez neste evento. E seus quadros passam pela Tunísia, Itália e República Dominicana.
Utilizando a técnica de óleo sobre tela, o mineiro costuma pintar aquilo que vê pelas estradas. O primeiro quadro chama-se “KM 687”. Trata-se da movimentação em torno de um acidente na Fernão Dias, perto de Perdões (MG). O segundo é o “Descendo a Serra” e mostra um veículo 9 eixos na Serra de Igarapé, também na Fernão Dias.
“Gosto de usar minha arte para mostrar as imagens das estradas e a realidade da profissão de caminhoneiro. Para mim, participar desta exposição na Europa é uma honra muito grande. É o reconhecimento do valor do meu trabalho”, afirma ele.
Segundo Anaelse Oliveira, da Comunicação Corporativa da Volvo, a empresa resolveu patrocinar a exposição por acreditar que a cultura contribui para a transformação social, promoção da cidadania e desenvolvimento de pessoas. “Em razão disso, somos um dos maiores incentivadores da cultura no Brasil. Quando conhecemos o trabalho do Rone, nos chamou muito a atenção a forma sensível e expressiva com que ele retrata, por meio da pintura, cenas do cotidiano dos motoristas profissionais de caminhões”, afirma.
De acordo com Anaelse, são poucos os artistas que têm “esse olhar sensível” para o dia a dia dos estradeiros. “Poder viabilizar a itinerância internacional das obras dele é uma forma de incentivarmos seu trabalho e encantarmos as pessoas que tiverem o privilégio de visitar a exposição”, explica.
Para saber mais sobre o trabalho do caminhoneiro-pintor, clique aqui.