LUCIANO ALVES PEREIRA

Foi no Actuall Hotel de Contagem (MG), com a presença de mais de 150 pessoas, entre representantes de patrocinadores da feira, lideranças classistas ─ inclusive do interior ─ e empresários do ramo. Os presidentes da Fetcemg (federação do TRC de Minas), Vander Costa e Sérgio Pedrosa (este do sindicato de Belo Horizonte/Setcemg) fizeram um curto relato positivo, adiantando que 80% da Minastranspor, em termos de espaços para expositores, foram comercializados. Por seu turno, Vander Costa antecipou que um dos temas para a parte de palestras e debates do 15°. Encontro Mineiro, a ocorrer nos dias 22, 23 e 24 de agosto, contará com a participação de juízes trabalhistas, promovendo a discussão do momento, qual seja a de como os magistrados interpretarão a nova regulamentação dos tempos de direção e vários outros quesitos relativos ao exercício da profissão de motorista de caminhão, ônibus e análogos.

Para Vander o referido Projeto de Lei, aprovado pelo Congresso, deve ser sancionado pela presidente ainda no mês de abril. Para gente do ramo, que acompanhou a elaboração do novo ordenamento jurídico, “haverá ranger de dentes”, não só em face do consequente aumento de custos, como pela mexida geral no jeito das transportadoras operarem o serviço. A, digamos, refundação do TRC implicará em intensa orientação ao empresariado e nesta missão, as entidades de classe serão importante ponto de parada e recomposição de forças para continuar a viagem. Alguém, também à beira-via, acha que tal interação concorrerá para encorpar a união da classe. O regulamento altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e prevê prazo de 180 dias para adequação e entrada em vigor.