Revista Carga Pesada
Desde 2014, os caminhões e carretas saem de fábrica com ajustadores automáticos de freios: as catracas automáticas. Ao contrário das catracas anteriores, elas dispensam regulagem manual. Como o próprio nome diz, as novas catracas se ajustam automaticamente. Mas, conforme afirma o engenheiro mecânico Rubem Penteado de Melo, da Transtech, de Curitiba, muitos caminhoneiros ainda não sabem da novidade. “Carregam até uma chave de fenda para liberar o mecanismo e encostar manualmente as lonas”, afirma. “Esse processo pode danificar as catracas e até mesmo manter as lonas demasiadamente encostadas no tambor, chegando a incendiar o veículo”, declara.
E tem gente fazendo coisa pior. “Alguns acreditam que, para regular catracas automáticas, é necessário dar uma ré no veículo e pisar no freio três vezes. Isso é mito”, reforça o engenheiro. De acordo com ele, há caminhoneiros que, ao lidarem de forma errada com as catracas automáticas, estão substituindo essas peças pelas antigas manuais, que são mais baratas. “Mas estão descumprindo a lei e reduzindo a segurança do conjunto”, avisa.
A catraca automática passou a ser obrigatória junto com o freio ABS e atende à norma NBR 10966. “De fato representam um avanço importante na segurança dos veículos de carga”, avalia Melo. Ele explica que as catracas automáticas controlam a distância entre a lona e o tambor, e se ajustam automaticamente quando a folga aumenta naturalmente pelo desgaste, mantendo a eficiência do sistema.
Rubem Melo lembra que, apesar de dispensarem regulagem, não dispensam manutenção: lubrificação correta, fixação e ausência de folga mantêm o bom funcionamento dos freios. “Se o freio perder eficiência, não adianta regular manualmente a catraca automática. Leve o caminhão em uma oficina especializada que os mecânicos saberão corrigir o problema”, declara.