GUTO ROCHA
O novo Master apresenta novo design, menor custo de manutenção, mais conforto, praticidade, robustez e segurança. Chega ao mercado brasileiro em quatro versões: (Minibus, Furgão, Chassi-Cabine e Vitré com várias opções comprimento e a altura do teto, totalizando mais de 70 configurações para atender de pequenos comerciantes a grandes corporações e empresas públicas, inclusive nichos específicos de mercado.
Segundo o presidente da Renault do Brasil, Olivier Murguet, a indústria investiu R$ 250 milhões no desenvolvimento do novo Master. “O segmento de veículos comerciais está ganhando importância cada vez maior dentro da estratégia de crescimento da Renault no país. O resultado se reflete nos números positivos obtidos pela marca ao longo de 2012, que mostram ganhos de participação e de volume. Crescemos 24,5% com nossos utilitários em relação a 2011 e também ampliamos a estrutura para atendimento aos frotistas e a motoristas profissionais”, avalia Murguet. Ele observa que o utilitário já é líder de mercado na Europa há 15 anos, e há seis meses ocupa a liderança da categoria no Brasil.
A indústria aposta na continuidade do crescimento do modelo no mercado. O Novo Renault Master foi muito bem recebido na Europa, além disso, como ressalta o diretor de Marketing da Renault do Brasil, Fréderic Posez, a linha de comerciais leves da Renault já foi reconhecida pelos brasileiros por possuir um baixo custo por quilômetro rodado, ampla rede de concessionárias e baixo valor de manutenção. “São características que ganham relevância ainda maior em se tratando de veículos utilizados para o trabalho. No Brasil o Renault Master é uma das referências no segmento, o que gera confiança na compra e um ótimo valor residual na revenda”, afirma o executivo, lembrando que os furgões médios respondem por 7% das vendas do mercado de utilitários de leves.
TECNOLOGIA – O novo Master vem com equipado com um novo turbodiesel 2.3 litros de quatro cilindros, que estreia na linha 2014. O motor é 15 cavalos mais potente e gera 2,04 kgfm a mais de torque. A máquina desenvolve 130 cavalos (3.500 rpm) e 31,6 kgfm (1.600 rpm). Assim, mesmo com a lotação máxima, o Novo Master apresenta desempenho satisfatório, com arrancadas rápidas e retomadas seguras.
O novo Master foi planejado para oferecer o menor custo de manutenção da categoria. A corrente de distribuição, no motor, foi desenvolvida para durar toda a vida útil do veículo. Na versão anterior, este item tinha que ser substituído a cada 60 mil quilômetros ou a cada quatro anos. O líquido de arrefecimento também tem vida mais longa, resistindo 160 mil quilômetros, ante os 120 mil quilômetros no modelo anterior.
As revisões da linha Master também poderão ser feitas em intervalos maiores, passando dos 15.000 km, recomendados anteriormente, para 20.000 km. O utilitário da Renault agregou uma novidade inédita: o sistema OCS (Oil Control System), que detecta o uso severo do veículo, indicando que uma revisão deve ser antecipada. Outra novidade é o GSI (indicador de mudança de marcha, na sigla em inglês) que informa através de setas luminosas no painel do veículo, quando o condutor deve reduzir ou aumentar a marcha, com o intuito de auxiliar na economia de combustível. O fabricante garante que, usado corretamente pode proporcionar uma redução de até 5% no consumo, além de proteger o desgaste prematuro do motor.
O novo modelo também está mais seguro. Airbags e freios a disco nas quatro rodas, com sistema ABS agora são itens de série em todas as versões. O Novo Master se apresenta mais eficiente nas frenagens. Em testes feitos pela Renault, a 100 km/h, o modelo precisa de 44 metros para parar, ganhando quatro metros de vantagem sobre seu antecessor.
No interior do Master linha 2014 também há novidades. O painel foi todo remodelado e apresenta mais informações para os motoristas, como temperatura do motor, relógio, OCS OCS (Oil Control System) e GSI (indicador de mudança de marcha, na sigla em inglês). A cabine também é bastante confortável. A reportagem da Revista Carga Pesada pode comprovar isso durante um test drive. A impressão que se tem, é que o utilitário tem o mesmo conforto de um carro de passeio, muito fácil de dirigir. O volante oferece confortável empunhadura; e a alavanca de câmbio, no painel, está próxima do condutor, o que dá mais conforto e libera mais espaço para circulação na cabine. A visibilidade oferecida também é outra vantagem, com uma amplitude de 185,9 graus.
Todas as versões ficaram maiores. Com 5,05 metros de comprimento, a versão L1H1 (chassi curto e teto baixo), por exemplo, ficou 16 cm mais comprida. A versão L2H2 (chassi médio e teto alto) ganhou 15 cm está com 5,55 m. Já a L3H2 (chassi longo e teto alto) passa a medir 6,20 m, com um acréscimo de 30 cm. Também merece destaque a porta deslizante, nas versões de chassi médio e longo, que ficou 17,1 cm mais larga, facilitando, e muito, as operações de carga e descarga. O vão livre da porta do Novo Master tem 1,27 m, o maior da categoria.