A Campanha Bate Coração, promovida pela Renovias, realizou exames e consultas médicas gratuitamente para 627 usuários entre os dias 2 e 6 de junho. O atendimento aconteceu no Posto RVM, localizado no km 159 da SP-340, em Mogi Mirim. Do total de usuários, 53% são motoristas de caminhão.

Durante a ação, foi realizado levantamento junto aos caminhoneiros e constatado que 71,3% desses profissionais têm alimentação irregular e 35,8% estão com obesidade mórbida. Outros dados apontam ainda a má qualidade de vida desses motoristas. Vale ressaltar que 64,1% deles não têm como hábito a prática de atividades físicas, 56,9% ingerem bebida alcoólica regularmente, 13,2% são fumantes, 10,8% dormem menos de oito horas diárias e 25,3% usam algum tipo de medicamento.

A aferição de pressão arterial sugeriu atenção em 35,8% e o exame de eletrocardiograma apontou alteração em quatro caminhoneiros atendidos. Do total, 19,2% têm idade acima de 51 anos e 7,2% apresentaram alteração no teste de glicemia, que pode indicar risco de diabetes.

De acordo com o coordenador da campanha, o médico Eli Paulo Colombo Filho, os dados da campanha apontam que muitos profissionais não dão a devida atenção à saúde. Hábitos alimentares inadequados, falta de atividade física regular e excesso de peso são combinações perigosas para o coração. “São fatores que aumentam consideravelmente os riscos de infarto e acidentes vasculares”, enfatiza.

Esta edição contou ainda com serviço gratuito de corte de cabelo. Também foram oferecidas orientações sobre alongamentos durante a jornada de trabalho por profissionais da Porto Seguro Transportes. A empresa especializada em seguros também montou uma tenda no local e distribuiu brindes para os motoristas.

A Campanha Bate Coração integra o Programa Saúde do Caminhoneiro e tem como objetivo orientar os motoristas sobre doenças do coração. Além de realizar consulta médica e exames, a equipe da concessionária oferece dicas para prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), câncer de pele e cuidados relacionados à postura e circulação sanguínea.

Também é distribuída aos usuários cartilha com informações sobre o coração, fatores de risco de doenças coronarianas, funcionamento do aparelho circulatório e alimentação saudável. Desde que foi criada, em julho de 2002, a campanha já atendeu mais de 17 mil usuários.

A malha viária da Renovias liga Campinas, Circuito das Águas e Sul de Minas: SP-340 (Campinas/Mococa), SP-342 (Mogi Guaçu/Águas da Prata), SP-344 (Aguaí/São João da Boa Vista/Vargem Grande do Sul), SP-350 (Casa Branca/São José do Rio Pardo) e SP-215 (Vargem Grande do Sul/Casa Branca), com extensão de 345,6 km.