Com a expansão dos campos de soja no cerrado baiano e a grande demanda por caminhões para escoar a safra, a região também se tornou atraente para as revendas de caminhões. Luis Eduardo Magalhães e Barreiras contam com concessionárias de várias marcas.
A frota dos dois municípios não para de crescer. Segundo dados do Detran, em 2005, Barreiras contava com 1.890 caminhões; no ano passado, já tinha 2.955. No mesmo período, Luis Eduardo Magalhães saltou de 826 para 2.273 caminhões emplacados.
“A venda de caminhões tende a crescer cada vez mais”, diz o gerente de pós-vendas da Gotemburgo Veículos, revenda Volvo de Barreiras, Rogério da Silva Ferreira. A empresa se instalou lá em 2006. “Temos um termômetro nas previsões dos produtores rurais. Eles dizem que é possível dobrar a produção sem aumentar a área plantada”, comenta. A Gotemburgo já comprou terreno em Luis Eduardo Magalhães para construir, este ano, outra concessionária, maior que a de Barreiras. Os pesados da linha FH têm muita saída naquela região, segundo Ferreira.
A Iveco chegou a Luis Eduardo Magalhães há sete anos, através da Mobile. O diretor nacional de rede da marca, Delmar de Oliveira Santos, afirma que as instalações da concessionária já estão pequenas, uma vez que a demanda na região é por caminhões grandes, como os extrapesados Stralis. Nos próximos dois anos, segundo Santos, a loja poderá se transferir para Barreiras, ocupando um espaço maior.
A marca chinesa Sino Truck, que chegou ao Brasil em 2009, também já descobriu o potencial do Oeste baiano. Há seis meses, a revenda Sino Star, que tem matriz em Bauru (SP), se instalou num prédio alugado em Luis Eduardo Magalhães e planeja construir sede própria. O terreno já está comprado, segundo o gerente de vendas Tarcísio Ubirajara.