Depois da safra de grãos e da cana, a Revista Carga Pesada em parceria com a Mercedes-Benz está NA ROTA DOS MINÉRIOS.
Vamos mostrar aos nossos leitores e seguidores como é feita a extração e o transporte do minério de ferro nos arredores de Belo Horizonte em duas empresas do setor: a FLAPA – Engenharia e Mineração e a Ferro Mais do Grupo J. Mendes.
Segundo o gerente-geral da FLAPA, Paulo Thiago Miranda, a empresa possui mais de 200 caminhões, todos Mercedes-Benz. São veículos dos modelos Actros 4844 e Axor 4144, entre outros. Todas as máquinas utilizadas na atividade de engenharia e mineração são Caterpillar. “Ter um fornecedor único facilita a interação, a gestão e a manutenção da frota, atingindo assim a excelência operacional esperada da FLAPA”, explica o gerente, que se diz muito satisfeito com os caminhões Mercedes-Benz. “São robustos e não dão problemas.”
A mineração é uma das principais atividades econômicas de Minas Gerais. E, segundo Miranda, passa por um rigoroso controle ambiental, principalmente após o desastre de Mariana. De acordo com o Cadastro Central de Empresas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), mais de 60 mil pessoas trabalham na Indústria Extrativa Mineral (IEM) no estado. A IEM (sem petróleo e gás natural) responde por 24,4% de toda a indústria e 8% de todo o PIB de Minas Gerais. O estado é responsável por quase metade de todo o valor gerado pela IEM no Brasil.
Acompanhe nossa viagem pela Rota dos Minérios em Minas Gerais pelo site e pelo Facebook.