Evento em São Paulo reuniu executivos e especialistas para debater governança, dados na logística e inclusão nas empresas
A cada edição do Rota Feminina Experience, cresce o espaço para a troca de experiências e o debate sobre boas práticas de gestão e logística sob a perspectiva feminina. Realizado no dia 26 de agosto, o encontro trouxe o tema “Recalculando a Rota: Resultados e Inovação” e reuniu lideranças de empresas e entidades ligadas ao transporte rodoviário.
Entre os estreantes no palco estavam Luciane Martins Betin, diretora de RH da JBS, e o conselheiro independente Roberto Leoncini, que atua na Mercedes-Benz e Grupo Águia Branca. Ambos destacaram a relevância do diálogo.
“Falamos sobre dados na logística, me senti super bem”, comentou Leoncini. Para ele, o movimento eleva o nível das discussões, “trazendo essa pluralidade para dentro do setor, muito bacana”.
Luciane ressaltou a importância da diversidade para a empregabilidade: “Trouxe um pouco da importância desse momento, da inclusão, diversidade, o aspecto da empregabilidade. Houve muita troca de experiência, para agregar cada vez mais dentro das empresas”.
Da esquerda para a direita, Deborah Corrêa, Rafaela Cozar, Denise de Merlo, Fernanda Sarreta (co-fundadora), Geiza Trevisan, Suzana Soncin (co-fundadora) e Maria Augusta Torres.
No painel “Desvendando o potencial dos dados na logística”, Leoncini destacou ainda a força da juventude presente no público. “A gente provocou bastante os jovens, que têm um potencial incrível para se juntar a essas empresas”, afirmou.
Outros nomes de peso também participaram. Rennan Carsten, CEO da Carsten, afirmou ter se sentido “privilegiado” por dividir o palco com referências do setor. Adcley Souza (DAF Caminhões), Luciana de Mello (Grupo Mirassol) e Gabriela Bahamondes (Mesquita Ortiz Advogados) abordaram governança, associando o tema à sustentabilidade, reputação e longevidade dos negócios. “Meu primeiro evento do Rota, estou muito feliz”, disse Bahamondes.
A consultora em diversidade e head de tecnologia do SmartLab, Maria Augusta Torres, uma das líderes do movimento, destacou a potência das discussões: “Até o quantum computing apareceu na conversa. Isso estava totalmente fora do script, mas o pessoal aqui é tão potente que demos conta”. O SmartLab é uma iniciativa criada por integrantes do Rota e funciona sob a gestão da i9Exp, empresa de inovação liderada por Suzana Soncin, cofundadora do movimento.
Desde a primeira edição, o Rota conta com o apoio do SEST SENAT. Nesta edição, teve patrocínio de empresas como Carsten Serviços, DAF Caminhões Brasil, GCS – Global Certification System, Carraro Seguros, Datapar, Motorista PX, Mesquita Ortiz, Transpocred, Única Contabilidade, Performa Negócios e Treinamentos, SmartLab e Fildi Hotel & Eventos.