O que se viu no maior Salão de Veículos Comerciais do mundo, em Hannover, na Alemanha, em setembro, foi o resultado do trabalho das equipes de engenharia das grandes montadoras na busca pela melhor solução para os motores com níveis de emissão de gases Euro 6, ainda menos poluentes do que os Euro 5, que passaram a ser obrigatórios no Brasil em janeiro deste ano.
Por enquanto, não existe data prevista para os Euro 6 chegarem por aqui, mas é sempre bom saber o que as matrizes das montadoras andam planejando. Sobretudo quando mercados como o brasileiro ganham importância nos planos de investimento das grandes corporações.
A Volvo e a Iveco anunciaram a chegada em breve ao Brasil de seus novos modelos top de linha, como o novo FH e o Stralis Hi-Way, este eleito o Caminhão do Ano em Hannover, por jornalistas europeus.
Esses modelos aportarão por aqui com motores Euro 5. Mas na Europa os primeiros caminhões Euro 6 já estão circulando. O preço deles é 10% a 12% superior ao da geração Euro 5. Como por lá a obrigatoriedade do Euro 6 só entra em vigor em janeiro de 2014, em vários países existem incentivos do governo para que os transportadores adquiram já os Euro 6.Na Alemanha, existe desconto no pedágio. Estima-se que, se o caminhão rodar 120 mil km por ano, em um ano e meio a diferença de preço para o Euro 5 terá sido amortizada.
Em termos de engenharia, basicamente os motores Euro 6 fundiram os sistemas SCR (pós-tratamento), EGR (recirculação de gases) e o filtro de partículas. Em alguns casos, não é preciso usar o reagente à base de ureia (Arla 32). Em outros, dá para usar combustíveis como o GNV.
Conheça nos textos a seguir a estratégia das principais montadoras e outras novidades apresentadas no Salão de Hannover.