Sem perder as características tradicionais da marca, a Scania escolheu o Brasil – seu principal mercado – e a Fenatran para o lançamento mundial de sua nova plataforma de motores de 9 e 13 litros, preparada para atender a todas as normas de emissões vigentes no mundo, inclusive a mais avançada, o Euro 6.
Os novos motores também são mais econômicos e potentes. Na versão de 9 litros com 5 cilindros, as potências são de 250 e 310 cavalos, com torques de 1.150 e 1.550 Nm.
Já os motores de 13 litros têm 6 cilindros e potências de 360, 400, 440 e 480 cavalos, com torques de 1.850, 2.100, 2.300 e 2.400 Nm, a partir de 1.000 rpm. Uma ligeira alteração no diâmetro e no curso dos pistões, além de um aumento na cilindrada, proporcionaram um ganho de 9% no torque e 5% na potência.
As características tradicionais dos motores Scania já conhecidas nos atuais propulsores de 9, 11 e 12 litros, não foram alteradas. Assim, permanecem os cabeçotes independentes, o eixo de comando localizado em uma posição elevada no bloco e as engrenagens de sincronização na parte traseira. Foi mantido também o sistema de injeção denominado PDE. Muitos componentes são compartilhados tanto pelos motores em linha quanto pelos V8, o que contribui para facilitar a reposição de peças.
Outra novidade da linha 2012 é a terceira geração da caixa automatizada Opticruise, que facilita a troca de marchas e a correção de eventuais desvios na condução. A nova versão chega com um software mais inteligente e reduzido número de componentes.
“O novo software foi baseado no comportamento de bons motoristas ao volante e procura antecipar o que estes motoristas fariam em determinada situação, considerando velocidade, inclinação, carga e outras variáveis”, explicou Celso Mendonça, gerente de Pré-Vendas da Scania.
Os controles são integrados na alavanca à direita do volante e a caixa pode vir equipada com ou sem pedal de embreagem, dependendo da aplicação ou da preferência do cliente.
O sistema de freio auxiliar Retarder ganhou maior potência de frenagem. O torque máximo aumentou para 3.500 Nm e em baixos níveis de giro aumentou 40%.
A garantia de dirigibilidade e desempenho em baixos níveis de giro, incluindo as mudanças de marcha, também são características dos novos motores e proporcionam melhoras no consumo de combustível em velocidade de cruzeiro.
A Scania também passa a ter o caminhão mais potente do mercado, mantendo os motores V8 de 16 litros e duas opções de potência, de 560 e 620 cv, com torques de 2.700 e 3.000 Nm respectivamente.
CAMINHÃO A ETANOL – A Scania apresenta também o semipesado P 270, único caminhão movido apenas a etanol do Brasil. Com ignição por compressão e desempenho típico dos motores a diesel, o caminhão é equipado com motor de 9 litros de 270 cavalos e 1.250 Nm de torque já a partir de 1.100 rpm.
Alimentado pelo combustível E95, mistura de 95% de álcool hidratado com 5% de aditivo que atua como ignitor da combustão, o novo caminhão atende a legislação de emissão de poluentes Euro 5 e ainda emite até 90% menos gás carbônico.
Seu destino são os chamados “clientes verdes”, que querem ou precisam associar suas marcas à responsabilidade ambiental e estão dispostos a pagar de 15 a 18% a mais que num modelo a diesel. O consumo também chega a ser 40% maior.
A exemplo do que já acontece em São Paulo desde maio com os primeiros 50 ônibus brasileiros movidos a etanol, os caminhões também terão que ter abastecimento dedicado em garagens ou pontos de apoio.