A novidade chega em setembro e vem com 25 centímetros menos que a cabine leito, o que resulta na diminuição da tara em 100 kg no eixo dianteiro. O uso de pneus 275 também reduziu em mais 50 kg a pesagem total do caminhão. A melhor distribuição do conjunto acabam resultado em até 400 kg a mais de carga útil.
Os novos caminhões saem equipados de fábrica com caixa automatizada Scania Opticruise de quarta geração, piloto automático inteligente Ecocruise, ar-condicionado, balança digital no painel para medir o peso nos eixos traseiros, suspensão a ar e várias distâncias dos entre eixos.
Com tradição no segmento de caminhões pesados, a Scania entrou nos semipesados prá valer em 2011. O diretor de vendas Vitor Carvalho lembra que em 2010 a marca vendeu apenas três unidades. “Fechamos 2014 com 5% de participação, este ano queremos 6% e nosso objetivo é chegar a 10% em breve”, prevê ao avaliar que a venda de semipesados tem sofrido menos com a crise.
Além disso, cada região tem sua característica própria. No Nordeste, por exemplo, o emplacamento de semipesados chega a ser o dobro dos pesados. No Ceará chega a nada menos que 70%, proporção bem diferente da observada no centro sul do país.
A principal arma da Scania para ganhar participação neste mercado, no entanto, continua sendo o P 310 na configuração 8×2, pela maior capacidade volumétrica de carga da categoria já que o entre-eixos de 6.300mm permite levar implementos de até 10,3 metros. Outra vantagem é que, pela legislação vigente, a carteira de habilitação D basta para dirigir caminhões desta categoria.
Os semipesados da Scania equipados com a Cabine P são oferecidos nas versões 4×2, 6×2 e 8×2, de 250 ou 310cv de potência. São equipados de série com caixa automatizada, piloto automático e suspensão a ar.