É o novo “rei da estrada” e acaba de ser lançado na Europa, superando o desafio aos limites de potência dos motores diante das restrições de emissões de poluentes
Luciano Alves Pereira
A conhecida ‘corrida de cavalos’ dos motores passa a contar com nova potência líder. A Scania lançou na Europa, em abril, uma nova família de caminhões-tratores cuja potência máxima chega a 730 cv. Trata-se da evolução do V8 que chegou ao Brasil em 1976, no LK-140. Na nova série, há opções de 500, 560, 620 e 730 cv. Os três primeiros deslocam 15,6 litros e o último 16,4. Este, o DC 16 21, tornou-se o propulsor de maior força no mundo. Há o que falar sobre ele.
Resultado: potência máxima de 730 cv a 1.900 rpm e torque limite de 257,5 mkgf, ou 3.500 Nm entre 1.000~1.350 rpm. Assim, o R 730 atiça as conversas em que se busca resposta a esta pergunta: qual será a potência-teto para um caminhão sujeito a crescentes regulações – leia-se limitações – no mundo inteiro?
Junto com sua histórica potência, o R 730 traz também câmbio de série automatizado GRSO925 (12+2) Opticruise, com overdrive de grande passo, tipo 0,80 na 12ª. O eixo traseiro admite redução final (opcional) igual a mínimos 2,74:1. Muda também o estilo. A partir de novembro de 2010, todos os caminhões V8 da Scania terão estilo que os distinguem dos outros modelos da marca. Daí segue extensa lista de novos itens de interior de cabine e acabamentos externos.