A Scania participa da LAAD Defence & Security 2015, Feira Internacional de Defesa e Segurança, no Riocentro (RJ), de terça-feira (14) até o dia 17. “Somos referência em soluções para operações de resgate das forças militares, e nosso objetivo é mostrar um pouco de nossa experiência para os visitantes do evento”, diz Hugo Nicioli, responsável pelo segmento Public Special da Scania Latin America.
A montadora estará presente no espaço da Associação Sueca da Indústria de Defesa e Segurança (SOFF). “Queremos ser fornecedores de soluções para o Exército brasileiro e temos ampla participação no segmento em toda a Europa, em países como Noruega, Suécia, Finlândia e França, com nossa linha especial para caminhões, ônibus, motores industriais e marítimos para operações de defesa e manutenção da paz”, acrescenta o executivo.
Um dos diferenciais da Scania é o sistema modular de produção, que permite atender com alto desempenho às situações mais exigentes, com robustez e torque para operações em terrenos acidentados, desérticos ou alagados, e de baixas temperaturas. “Customizamos os veículos com diferentes combinações de eixo, suspensão, motorização, engrenagem e chassis para várias aplicações a partir de um número de componentes básicos”, explica Nicioli.
A rede distribuidora mundial da Scania facilita o acesso a peças, o que é vital para um país de dimensões continentais como o Brasil, assim como em ações no exterior, e traz vantagens efetivas nas operações militares. “Esse sistema garante manutenção e reparos simplificados, com menos ferramentas e peças em estoque que dão agilidade”, diz.
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Em 2015, a Scania terá disponível o caminhão 6×6 para atender todo o mercado na América Latina. Preparado para ambientes hostis e severos, o veículo tem atributos como tomada de ar alta (ideal para ambientes com muita poeira), ângulo de ataque de 30° e transposição de rampa de 60%, que é equivalente a um ângulo de 31º.
O caminhão conta com sistema de tração mais robusto, luzes de blackout nos padrões da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e é capaz de vencer obstáculos verticais de até 35cm. “O Scania 6×6 foi testado em condições extremas e atende às normativas do Exército brasileiro”, conta Nicioli.
Potência na terra e no mar – Com quase um século de atuação no segmento de resgate e combate a incêndios, a montadora é a primeira opção das brigadas de resgate em países nórdicos, que têm algumas das normas de segurança mais exigentes do mundo.
Ano passado, a Scania foi a única empresa apta a fornecer no Brasil caminhões ao Corpo de Bombeiros. A corporação exigia, entre outras características, cabine dupla original de fábrica, um item fundamental para a operação dos veículos e para a segurança dos tripulantes. Ao todo, 60 unidades foram importadas e entregues às cidades de Brasília e São Paulo. Os caminhões têm tração integral 4×4 para o combate a incêndios florestais e tração 4×2 para o combate a incêndios na cidade e resgates em geral. Algumas unidades ainda são equipadas com escada giratória, e todos os veículos contam com motor Euro 5 e caixas de câmbio automáticas.
“Além da gama de produtos que já oferecemos, buscamos ampliar constantemente nosso portfólio por meio de pesquisa e desenvolvimento em busca de soluções para novos mercados e diferentes aplicações”, afirma Hugo. Para as operações militares em terra, os motores V8 da Scania com torque elevado em baixas rotações oferece maior economia de combustível em trabalhos mais pesados e, também, com cargas leves.
No mar, os motores Scania são usados em embarcações de defesa, navios de combate, barcos-ambulância, de bombeiros e de patrulha, por responderem a aplicações marítimas exigentes, em que a carga pode ser muito elevada em condições desafiadoras. As Marinhas da Suécia e Noruega, por exemplo, são equipadas pela Scania.