Os recursos serão direcionados para atualização de tecnologias na fábrica em São Bernardo do Campo e projetos relacionados a combustíveis alternativos
Fonte: Assessoria de imprensa
O valor de R$ 1,4 bilhão será direcionado para modernização da fábrica. “Nosso ritmo de investimento tem sido de R$ 100 milhões/ano, mas agora, para atender as necessidades das novas tendências ligadas ao mundo do transporte, precisamos elevar esse patamar.”, conta Podgorski. “Nossa planta faz parte de um sistema de produção global, acabamos de lançar um produto embarcado com uma plataforma ligada à futuras tecnologias, e esses recursos são base para o que está por vir”, afirma.
Os primeiros milhões – Com os objetivos de ampliar e concentrar as instalações destinadas às equipes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e melhorar sua logística fabril, a Scania prevê investir R$ 75 milhões em alterações no Plano Diretor da unidade de produção. “As duas iniciativas deixam claro o quão estratégica é nossa operação no Brasil”, destaca Podgorski.
Segundo o executivo, a atualização das instalações prediais, bem como dos equipamentos são fundamentais para que a empresa se mantenha competitiva. “Os investimentos que fazemos na operação industrial brasileira são de extrema importância para a modernização do nosso parque industrial, único a montar um caminhão de ‘para-choque a para-choque’ fora da Europa, o que nos garante assegurar aos clientes que um Scania é um Scania em qualquer lugar do mundo”, comenta Christopher.
Transporte Sustentável – Recentemente a Scania e a Citrosuco divulgaram uma parceria para a os primeiros testes com um caminhão que pode ser abastecido com gás natural veicular (GNV) ou biogás. O modelo, um pesado de 410 cavalos de potência, é da Nova Geração de Caminhões da marca. O teste começou na primeira quinzena de dezembro, e o período de análises levará um ano. A rota escolhida é Matão-Santos, em São Paulo, para levar suco de laranja para a exportação destinada a mais de 100 países.
A iniciativa faz parte do compromisso assumido pela Scania em apoiar seus clientes com soluções que contribuam para um setor de transporte mais sustentável em termos econômicos, ambientais e sociais.
A tecnologia do motor Scania, inédita na América Latina, também permite rodar com a mistura de ambos os combustíveis. “O caminhão movido a GNV/Biogás é mais uma exclusividade apresentada pela Scania no Brasil. Trata-se de uma alternativa ao diesel viável, que pode ser implementada em curto prazo e possibilita uma significante redução de custos com combustível”, afirma Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil.