Clientes da Scania que vieram através do programa de relacionamento do Scania Consórcio tiveram o privilégio de conhecer a planta antes da inauguração

No último dia 15 de outubro, a Scania inaugurou o novo polo industrial localizado em Rugao, na província de Jiangsu, na China. Trata-se de um dos maiores investimentos globais da montadora até hoje. Com área de 800 mil metros quadrados, o complexo tem capacidade para produzir 50 mil veículos por ano e atenderá tanto o mercado chinês quanto mercados de exportação na Ásia e em outras regiões. A unidade cria cerca de 3 mil novos empregos locais e representa um investimento total de 2 bilhões de euros.

Um grupo de clientes da Scania que vieram através do programa de relacionamento do Scania Consórcio (foto abaixo) foi levado para conhecer a planta um mês antes da inauguração. Eram empresários de seis estados (Espírito Santo, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul), que atuam no transporte de diversos tipos de cargas para os segmentos do agronegócio (especialmente grãos), de líquidos, combustíveis e de cargas gerais.

Eles viajaram acompanhados de três membros da diretoria da Scania Operações Comercias Brasil: Simone Montagna, presidente e CEO, Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções, e Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios. Pelo lado da Scania Serviços Financeiros, destaque pela participação do presidente Oscar Jaern, e de Rodrigo Clemente, diretor comercial do Scania Consórcio.

A comitiva contou ainda com representantes das respectivas concessionárias que atendem aos clientes em suas regiões, Grupo WLM e P. B. Lopes.

“A nova fábrica da Scania na China é realmente impressionante. Construída em um terreno de mais de um milhão de metros quadrados, tem capacidade máxima de produção de 50 mil caminhões por ano — ou seja, mais de 50% superior à da fábrica de São Bernardo do Campo. Sem contar a parte dos robôs e automações, que é fascinante”, contou à Revista Carga Pesada o empresário Cláudio Adamuccio, presidente do G10 e diretor administrativo da Transpanorama. Ele também destacou a grandiosidade do complexo: “A organização das linhas de montagem e o tamanho da planta industrial realmente são de encher os olhos. Fantástico.”

Scania pioneira

A Scania é a primeira montadora ocidental a receber uma licença completa de produção para uma fábrica de caminhões de propriedade integral na China — um marco que reforça o compromisso de longo prazo da empresa com o mercado chinês.

A unidade de Rugao operará quase totalmente com fontes de energia renovável, incluindo biogás produzido localmente e eletricidade verde certificada. Essas medidas contribuem diretamente para as metas de descarbonização da Scania nos escopos 1 e 2.

“A sustentabilidade está incorporada em cada parte de nossa nova fábrica em Rugao: desde a origem da energia até o gerenciamento de resíduos”, afirma Ruthger de Vries, presidente da Scania Industrial Operations Ásia. “Não se trata apenas de produzir caminhões, mas sobre estabelecer um novo padrão de eficiência e sustentabilidade nas operações industriais.”

A Scania atua no mercado chinês de veículos comerciais há 60 anos. A China é o maior mercado de caminhões do mundo e um centro global de inovação em transporte, conectividade, autonomia e eletrificação. Com o novo polo industrial — que inclui centros de P&D em Rugao e Xangai —, a Scania reforça sua presença local e sua capacidade de desenvolver soluções em conjunto com parceiros chineses. O investimento estratégico aproxima a empresa de seus clientes na China e em toda a Ásia, permitindo entregas mais rápidas, maior variedade de configurações e colaboração mais profunda.

Criatividade chinesa

“Nossa instalação em Rugao é mais do que uma fábrica; ela fará parte do dinâmico ecossistema de inovação da China e impulsionará o próprio desenvolvimento da Scania”, diz Christian Levin, presidente e CEO da Scania e do Grupo Traton. “Ao produzir e inovar localmente, podemos aproveitar a velocidade e a criatividade chinesas, fortalecer nossas capacidades globais e acelerar a transição para um transporte sustentável.”

Oferta comercial dupla

O novo polo industrial foi projetado para integrar o Sistema Modular Traton (TMS), que permite que a Scania e as marcas do Grupo Traton escalem, personalizem e inovem de forma eficiente em diferentes mercados, demandas e portfólios de produtos. O TMS possibilita ainda a integração de tecnologias e aplicações exclusivas chinesas que fortalecerão a competitividade local e global.

Estão previstas duas ofertas comerciais:

Scania — construída segundo o alto padrão global da marca e customizável para aplicações exigentes, tanto em cavalos mecânicos quanto em rígidos, com ampla gama de serviços.

NEXT ERA — uma nova linha de cavalos mecânicos desenvolvida especificamente para o segmento de transporte de longas distâncias e alto volume na China.

A linha NEXT ERA marca um novo capítulo na oferta comercial da Scania, desenvolvida especialmente para o mercado chinês e totalmente integrada ao ecossistema digital local. Embora compartilhe sua base tecnológica com o Sistema Modular Traton, foi projetada para operações de transporte de grande volume, com portfólio de produtos e serviços padronizado. O TMS também permite que tecnologias exclusivas sejam lançadas primeiro na China e depois aplicadas globalmente.

As entregas da produção em Rugao começarão no final de 2025, e o NEXT ERA será lançado no primeiro semestre de 2026.