No Dia Internacional da Mulher, veja cobertura do evento da Scania Queen of the Road que reuniu profissionais de oito países
Lidiane (foto) dirige bitrens e uma frota de 100 caminhões da empresa paranaense Amafil. Marcela é responsável pela gestão de 400 ônibus e 1800 funcionários na tradicional empresa de transporte de passageiros Reunidas. Susi trabalha com mobilidade urbana e se emocionou ao dirigir pela primeira vez um caminhão: “Me senti a própria rainha das estradas”, comemorou ao participar de um test drive. Este é um resumo do perfil das participantes da segunda edição do evento Queen of the Roads, promovido pela Scania numa referência direta ao tradicional slogan dos caminhões da marca, Rei da Estrada.
Participaram do encontro deste ano 35 mulheres que atuam no setor de transportes do Brasil,
Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela, México e Suécia. O objetivo principal foi a troca de experiências e também, segundo a organizadora Juliana Monteiro de Barros de Sá, “discutir a gestão feminina ajudando as líderes a enfrentar os desafios da profissão, com leveza sabedoria e ideias inovadoras que possam fazer diferença em seus negócios.”
“A experiência e os desafios das mulheres gestoras” foram o tema de uma das mesas redondas do Queen of the Road, que teve como participantes Marita Graça Bittencourt, editora chefe da Globonews, Camilla Dewoon, Senior V P Sales Support&Development da Scania Commercial Operations e Suzana Soncin, diretora-geral do Consórcio Scania.
“Como a Natura apoia e valoriza a liderança feminina e a sustentabilidade” foi o tema de outra mesa, coordenada por Angela Pinhati, diretora Industrial e de Suprimentos da Natura. Já a psicanalista e professora de mitologia, Teca Mendonça, apresentou uma dinâmica sobre “as fontes do poder feminino”
PARTICIPANTES
Diretora de Transporte da Amafil, empresa alimentícia de Cianorte (PR), Lidiane Auzenir da Silva, gostou do evento. Segundo ela, apesar de os homens ainda serem maioria, a presença feminina vem crescendo no setor. “As mulheres estão entrando no mercado com tudo. Além de administrar a frota de 100 caminhões da empresa, viajo dirigindo bitrem e gosto bastante do que eu faço. É uma aventura bem diferente da rotina de trabalho, a sensação é de liberdade”, diz Lidiane.
Marcela Constantino atua no setor de transportes de passageiros e também participou do evento. Ela é responsável pela gestão de 400 ônibus e cerca de 1800 funcionários de duas empresas que transportam passageiros, a Reunidas e a STU com sede em Sorocaba: “O desafio nas 24 horas do dia é manter a engrenagem rodando de forma perfeita e num ritmo constante. E satisfazer seus clientes internos, os funcionários, e os clientes externos, que são os passageiros”, avaliou.
Sara Zanetti pertence e uma família que tem tradição no negócio de transportes no Rio Grande do Sul. Desde 2014 ela participa ativamente da administração da empresa de transportes e logística Letsara, resultado da fusão dos nomes dela e da irmã Letícia. A presença crescente das mulheres no setor de transportes, no seu entender, traz mais humanização para as relações de trabalho e convivência: “As mulheres trazem mais o lado de carinho e cuidado com as pessoas envolvidas com o dia a dia das empresas”, defende.
Na Scania também é crescente a participação das mulheres em cargos de liderança. É o caso do Consórcio Scania que desde o ano passado é dirigido por uma executiva com longa trajetória na montadora, Suzana Soncin, que também participou do evento. Seu desafio diário é promover a continuidade do sucesso do consórcio como opção de aquisição de boa parte da produção da marca no Brasil: “Sempre demos prioridade para os clientes. E agora, com uma mulher à frente da empresa, teremos ainda mais cuidados com os detalhes no atendimento aos nossos parceiros”, explicou.
Foi sob a administração de Suzana que a sede do Consórcio foi transferida para São Bernardo do Campo, dentro da planta da Scania: “Esta proximidade com a fábrica foi um sucesso comprovado desde a primeira assembleia realizada aqui na nova sede. Estamos aproveitando todas as sinergias, principalmente o fato de que quando os clientes visitam a fábrica, podem conhecer a sede do consórcio e quando vem para uma assembleia, possam também conhecer a fábrica”.
Confira entrevistas em vídeos: