“Se você perguntar a um caminhoneiro se ele quer que seu filho tenha a mesma profissão, provavelmente ouvirá que não, que é melhor que vá fazer uma faculdade. O que pouca gente sabe é que um caminhoneiro profissional, bem treinado, trabalhando em uma boa empresa, pode ganhar hoje tanto quanto um administrador de empresas”, argumenta Roberto Leoncini, diretor geral da Scania.
Para ele o caminhão tem que ser encarado como um mini negócio que pode tem um valor maior que uma farmácia ou um posto de gasolina, e a sociedade tem que aprender a valorizar os motoristas profissionais: “É preciso levantar esta discussão e toda cadeia tem que repensar e aprimorar a forma como está tratando este profissional, desde os vendedores de caminhões, os postos de abastecimento, até a polícia rodoviária. Só assim vamos conseguir atrair novas pessoas para a profissão”, argumentou Leoncini.
Os interessados em participar do concurso “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil” podem fazer inscrição nas concessionárias Scania e de outros apoiadores da competição como a Noma, Postos Shell/Graal, Pirelli e unidades do SEST/SENAT. A lista completa está no site www.melhormotorista.com.br.
O critério de avaliação dos motoristas, que deverão ter habilitação E, envolve uma prova teórica, a ser entregue no ato da inscrição, e provas práticas divididas em 24 etapas regionais. Serão classificados 24 motoristas, para disputar o título de Melhor Motorista de Caminhão do Brasil na grande final, no período de 25 a 27 de outubro, em São Paulo.
O vencedor da competição receberá um pacote de prêmios, no valor de R$ 30 mil, distribuído em aparelhos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos. Além disso, ele ganhará seis mil reais em dinheiro e uma viagem com acompanhante para conhecer a matriz da Scania, na Suécia.
Veja vídeo sobre as competições anteriores:
[media id=8]
EURO 5 – A Scania emplacou 1.131 caminhões nos primeiros quatro meses do ano e garantiu a liderança no registro de veículos Euro 5 na categoria de caminhões acima de 45 toneladas de PBT (Peso Bruto Total). Os modelos já emplacados, que representam 46,8% do total do mercado, fazem parte de um volume de vendas superior a 2.200 caminhões com motores Euro 5 comercializados. Outra marca atingida pela Scania foi o emplacamento de 608 unidades do modelo R 440, que o tornou líder na categoria de pesados no acumulado de janeiro a abril.
Na promoção Saia na frente com a Scania, a montadora ofereceu ARLA 32 (Agente Redutor de Liquido Automotivo) gratuitamente por 120 mil quilômetros, e para o modelo R 440, nas opções 6×2 e 6×4, a promoção incluiu o câmbio automatizado Scania Opticruise, controle de tração e freios ABS.
“Nossa previsão é que as vendas em 2012 fiquem no mesmo nível do ano passado. Ainda existem setores que estão esperando para ver o que vai acontecer em termos de abastecimento de diesel. Mas a economia vai andar, tem carga, os juros estão caindo e o BNDES está respondendo bem rápido aos processos do novo Finame”, anima-se Leoncini.