A Fórmula Truck tem um novo campeão brasileiro: o pernambucano Beto Monteiro conquistou o título da temporada 2013 pilotando o novo modelo Iveco Hi Way numa emocionante corrida disputada por 25 pilotos no início do mês (domingo, 8) no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF).  Foi uma corrida festiva para a Scuderia Iveco, que viu ainda Valmir Benavides, o “Hisgué”,  levar a quadriculada da vitória do GP Petrobras na primeira posição.

Com isso a competição consolidou os primeiros títulos da Iveco, em dobradinha da marca e do piloto pernambucano, que foi primeiro colocado na tabela final de classificação do Brasileiro e do Sul-Americano, em que a Iveco também foi campeã entre as marcas.

Em Brasília, Beto Monteiro fez uma corrida toda de recuperação, desde o início. O piloto largou do fim do grid e ainda precisou passar pelos boxes por excesso de velocidade no ponto do circuito onde o radar limita a velocidade dos caminhões a 160 km/h. 

Mas deu tudo certo na segunda metade da corrida: com muitas ultrapassagens e contando também com os abandonos de Regis Boessio, Felipe Giaffone e, já no fim da corrida, de Leandro Totti, o campeão nem precisou terminar entre os três primeiros para levar a taça para casa. Na última volta, tirou o pé e deixou Djalma Fogaça ganhar a terceira colocação. “Foi um ano maravilhoso  para a marca Iveco, vamos comemorar hoje, e em seguida já vamos pensar no projeto 2014”, concluiu.

“Dedico essa conquista de campeonato a toda a equipe e à Iveco, que sempre confiou em nosso trabalho. Esse título é fruto de muita dedicação”, disse, emocionado, Beto Monteiro, ao subir no pódio de Brasília (DF).  “Nosso caminhão foi o destaque neste ano. Sempre eficiente, ele demonstrou muita resistência em todas as etapas” acrescentou o pernambucano referindo-se ao último grande lançamento da marca, o Iveco Hi Way .

Com o título, o piloto da Scuderia Iveco repete o feito de Leandro Totti ao levar não só o título sul-americano da Fórmula Truck como também o brasileiro. O piloto da RM Competições-MAN Latin America ficou desta vez com o vice. Regis Boessio terminou o ano em terceiro lugar e Felipe Giaffone foi o quarto.

BALANÇO – O saldo da temporada de 2013 é “totalmente positivo”, segundo afirma a presidente da Fórmula Truck, Neusa Navarro. “Tivemos de novo uma grande disputa no Campeonato Sul-Americano, que foi decidido na etapa de Córdoba com o Beto Monteiro e o Leandro Totti terminando empatados em pontos, isso foi extremamente positivo, comprovou de novo o equilíbrio que conseguimos proporcionar às marcas que compõem o nosso grid”, ela observa.

Na etapa decisiva do Campeonato Brasileiro, em Brasília, quatro pilotos largaram com chances de conquista do título – Monteiro, pilotando um Iveco, Totti, com Volkswagen, Régis Boessio, com Mercedes-Benz, e Felipe Giaffone, com MAN.

Um dos pontos positivos da temporada de 2013 foi a renovação do grid. “Foi um ano de muitas estreias, isso foi muito bom. A renovação é sempre positiva no sentido de trazer novos nomes à categoria, é uma história que deverá se repetir no ano que vem”, sugere Neusa. “Assim, novos pilotos ganham a chance de mostrar seu trabalho e entrar para a história da Fórmula Truck. E 2014 será um ano de muitas novidades que vão surpreender”.

 A Fórmula Truck será a primeira categoria do automobilismo brasileiro a dar início à temporada de 2014. A primeira das dez etapas será disputada no dia 16 de março em Caruaru – a cidade pernambucana não recebia a primeira etapa de um campeonato desde 2006. “Caruaru é uma praça que sempre nos recebe com uma festa imensa, vai ser ótimo começar o campeonato do ano que vem com casa cheia”, antevê Neusa Navarro.

Neusa Navarro: a programação de 2014 levará em conta o calendário da Copa do Mundo

A elaboração da lista dos locais e datas das 10 etapas de 2014 levou em conta a realização da Copa do Mundo no Brasil. “A Copa aqui vai gerar um grande apelo popular, não há dúvida, mas o futebol e o automobilismo são duas modalidades esportivas bem distintas. O brasileiro ama as corridas, acho que há espaço para os dois. De qualquer modo, não teremos corridas da Truck durante a Copa”, finaliza a presidente da Fórmula Truck.

CALENDÁRIO PRÉVIO DA FÓRMULA TRUCK PARA 2014

Uma prévia do calendário para o próximo ano, composto por 10 etapas, foi  enviada pela organização do evento para apreciação da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

16 de março – Autódromo Internacional Ayrton Senna/Caruaru (PE)

13 de abril – Autódromo Internacional Ayrton Senna/Londrina (PR)

18 de maio – Autódromo José Carlos Pace/São Paulo (SP)

8 de junho – Autódromo Internacional Ayrton Senna/Goiânia (GO)

20 de julho – Autódromo Zilmar Beux/Cascavel (PR)

17 de agosto – Rio Grande do Sul*

14 de setembro – Argentina**

12 de outubro – Autódromo Internacional Dr. Nelson Barro/Guaporé (RS)

9 de novembro – Autódromo Internacional de Curitiba/Pinhais (PR)

7 de dezembro – Autódromo Internacional Nelson Piquet/Brasília (DF)

* Autódromo internacional de Tarumã, em Viamão, ou Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira, em Santa Cruz do Sul / ** Autódromo Internacional Juan y Oscar Gálvez, em Buenos Aires, ou Autódromo de Termas do Rio Hondo, em Santiago del Estero       

FONTE: GRELAK COMUNICAÇÃO

 

O piloto Beto Monteiro com o novo Iveco Hi Way: dupla comemoração