Um resgate histórico do Transporte de Carga (TRC) do Paraná. Este é o objetivo do livro que será lançado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar), que completa 70 anos no dia 28 de junho. A publicação, elaborada em conjunto com o jornalista Norberto Staviski, conta a trajetória da evolução deste segmento no Estado e a importância da categoria para a economia paranaense ao longo dos anos. “Vasculhamos nossos arquivos, entrevistamos pessoas que fizeram parte desta história e mergulhamos no tempo. O resultado é um livro recheado de fatos importantíssimos não só para os transportadores, mas toda a sociedade”, explica Gilberto Antonio Cantú, Presidente do Setcepar.

Além do livro, as imagens coletadas farão parte de uma exposição itinerante, com painéis que irão circular por diferentes espaços de Curitiba. “Por meio desta busca, pudemos observar que o Paraná só conseguiu realmente uma integração com o restante do Brasil e se desmembrar de São Paulo por causa do ciclo da erva-mate. Nosso segmento foi diretamente responsável pela evolução deste ciclo, transportando a riqueza e melhorando o fluxo deste produto”, diz o Presidente do Setcepar.

Ele lembra que a erva-mate era antes transportada nas costas de homens, ou por mulheres, através do caminho do Itupava. “Claro, por ser muito ineficiente, começou a ser investido em outros meios de transporte. E assim nasceu o Transporte Rodoviário de Carga do Paraná, quando começaram a abrir novos caminhos, aprimorar os veículos e formas de distribuir nossos produtos”, afirma.

Cantú destaca ainda que o TRC já começou enfrentando muitos problemas, conforme poderá ser observado na publicação, mas que alcançou muitas conquistas para o Paraná. “E esta é a nossa história. Foi assim que o Setcepar foi criado e está desde 1943 lutando pelo segmento. Este livro narra os desafios enfrentados pelos pioneiros do transporte, muitos reivindicados até hoje, de formas diferentes”, recorda.

O lançamento do livro será no Clube Curitibano, do dia 28 de junho, durante as comemorações do aniversário.