O Sindicato das Empresas de Transportes do Rio Grande do Sul (Setcergs) realiza nesta quinta-feira (17) o curso Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e). O custo do investimento é de R$ 290. Segundo o consultor em Transporte e Logística Carlos Menchik o CT-e é um grande desafio para setor em 2012, já que a NF-e já é obrigatória. “Até o final do ano que vem o governo deve determinar a obrigatoriedade de conhecimento eletrônico”, afirma. De acordo com ele, os embarcadores estão pressionando para que as empresas ofereçam o CT-E o quanto antes. “O mercado vai ganhar muito com o novo sistema já que todas as empresas vão trabalhar no mesmo padrão”, acredita. Ele ressalta que desde 2009 algumas das maiores transportadoras gaúchas já participam de um projeto-piloto do formato eletrônico.Confira abaixo mais informações sobre o curso:
Público-Alvo:
Gestores de áreas administrativas, fiscal ou de tecnologia de informação da área de transportes que precisem aprofundar conceitos no entorno de documentos fiscais eletrônicos como a Nota Fiscal ou o Conhecimento de transportes, verificando seus pontos fortes e suas fraquezas e principalmente como implementar de forma efetiva.
Objetivos:
Com o objetivo de propiciar conhecimentos gerenciais técnicos e impactos fiscais e contábeis necessários para que as empresas conheçam e se preparem para a implantação da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) assim como para o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e todos os Documentos Fiscais (DF-e) e sua repercussão no mercado de transportes.
Conteúdo Programático:
– Cenário do Comércio Eletrônico
– Processo atual de emissão da Nota Fiscal e escrituração
– Histórico do Projeto SPED
– Definição e Conceitos da NF-e
– Certificação Digital
– Nota Fiscal de Serviços e Nota Fiscal Conjugada
– Mudanças geradas pela NF-e
– O que fazer para entrar
– Desafios do Projeto NF-e para as Organizações
– Cenário NF-e para o B2B
– Dúvidas mais frequentes
– O que é o Conhecimento de Transporte Eletrônico – CT-e
– Legislação aprovada sobre o CT-e
– Vantagens do CT-e
– Documentos fiscais em papel que o CT-e substitui
– O que muda para meu cliente (tomador do serviço)
– Como começar o processo
– Ferramentas já disponíveis para implantação
– Case de implementação
– Dúvidas mais frequentes
– Tendências
– Troca de experiências