Grandes aliados da formação de motoristas profissionais na Europa e nos EUA, os simuladores de caminhão ainda são raros no Brasil. A Simbra Simuladores, de São Paulo, fez o primeiro equipamento nacional. Está à venda desde o ano passado e, segundo o fabricante, reproduz, com muita realidade, a atuação de um motorista em rodovias. “É composto por uma cabine de caminhão, com todos os sensores, e uma central onde o instrutor acompanha a performance de quem está ao volante”, explica o sócio da empresa, Emerson Gresoski.
Segundo ele, pode-se simular a condução de quase todo tipo de veículos de carga, com implementos variados, até mesmo bitrens e rodotrens. “O equipamento ensina o motorista a trabalhar nas mais diversas condições, de dia, de noite, em retas, em curvas perigosas, em aclives, declives e em situações de risco que não podem ser treinadas na vida real”, afirma.
O diretor executivo da ATC, Miguel Mendes, testou o equipamento por 15 dias em Rondonópolis e achou “excelente”. Mas não comprou porque considera caro para a entidade – em torno de R$ 400 mil. Mendes também conheceu um modelo fabricado na Espanha, num evento da Scania, em São Paulo. “É coisa de outro mundo, mas custa 650 mil euros (cerca de R$ 1,5 milhão).”
Emerson Gresoski explica que R$ 400 mil é o valor do simulador equipado com o software mais completo, que reproduz as condições de um bitrem. “Dependendo do modelo, o preço pode ficar bem mais em conta”, acrescenta. De acordo com ele, é possível comprar o equipamento pelo Cartão BNDES em até 48 vezes com juros de 0,99 ao mês.
A Transportadora Binotto participou do projeto de desenvolvimento do simulador. Ele foi testado na empresa, segundo a coordenadora pedagógica Márcia Senger. “Estamos em negociação para aquisição do equipamento. É um custo-benefício que vale a pena”, conta.