O Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos de São Paulo (Sindicam-SP) inaugurou dia 15 de setembro o Recanto Angaturama, localizado em Santa Isabel – na Região Metropolitana de São Paulo. O local servirá como colônia de férias para motoristas ao mesmo tempo que funcionará como centro de treinamento.
Segundo o presidente da entidade, Norival de Almeida Silva, foram investidos R$ 4 milhões no empreendimento. Há várias opções de lazer, como campo de futebol, salão de jogos e pista para arrancada de caminhões. “Temos oito pavilhões para hospedar 30 pessoas em cada e também 20 apartamentos/suítes para dois casais cada”, conta Almeida.
Segundo ele, a intenção é que o caminhoneiro possa ir para o recanto com a família. “Enquanto ele participa de treinamentos, a família aproveita as opções de lazer”, ressalta. O Sindicam ainda não definiu como será a parte de capacitação do Angaturama. A ideia é fazer parcerias com empresas de transporte e com instituições para montar os cursos. Mas o local já conta com um salão de convenções onde os eventos podem ser realizados.
“Temos um restaurante no local para 250 pessoas. O recanto fica numa área de 23 alqueires, com lago e barcos”, explica.
Almeida conta que o sindicato tem outra novidade: “Compramos dois carros para um programa de controle da qualidade do ar. Esses veículos vão para as entidades do interior fazer testes nos caminhões. Queremos mostrar que o caminhoneiro também se preocupa em reduzir a emissão de poluentes”, declara.