Nelson Bortolin
Revista Carga Pesada
Por enquanto, somente o Banco do Brasil confirmou à Revista Carga Pesada que irá operar o refinanciamento de caminhões, autorizado pela lei federal 13.126. Bradesco e Itaú disseram que ainda estão estudando a medida, assim como o Banco Mercedes-Benz. Os demais bancos de montadoras ainda não responderam os e-mails enviados pela reportagem. A adesão ao programa não é obrigatória. “Sendo operação indireta, a adesão ao refinanciamento é alternativa entre cliente e agente financeiro”, afirmou a assessoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
De acordo com a assessoria do Banco do Brasil, a partir desta sexta-feira (10), suas agências “estarão acolhendo as adesões que estão sujeitas a enquadramento às normativas da circular 26/2015 do BNDES”.
A resposta do Bradesco foi a seguinte: “Como as Normas foram publicadas recentemente, ainda estão sendo analisadas pelas áreas técnica do Bradesco”. O Itaú respondeu que, “tendo em vista a recente publicação da norma”, está analisando os “ajustes operacionais e sistêmicos necessários para implementar as novidades trazidas pela circular”. A Carga Pesada insistiu, perguntando se depois dos ajustes o refinanciamento será ofertado. O banco respondeu que ainda não é possível fazer tal afirmação.
O diretor executivo da Associação dos Transportadores de Mato Grosso (ATC), Miguel Mendes, que integra o Fórum Permanente do Transporte Rodoviário de Carga e participou de reuniões no BNDES a respeito do assunto, diz que a entidade está orientando os transportadores a buscarem a via judicial caso os bancos não queiram realizar o refinanciamento.