A Lei do Descanso (12.619) abriu novas possibilidades de negócios para as empresas de tecnologia com foco no transporte rodoviário de carga. Elas viram na necessidade de controle da jornada de trabalho dos caminhoneiros a oportunidade para desenvolverem novos softwares. É o caso, por exemplo, da Sascar, que apresentou ao mercado o Sascar Tempo de Direção, e da Autofax, que desenvolveu o Nexu: Jornada.

“Nosso sistema faz o controle detalhado da operação do veículo, registrando informações como o início e o término da jornada, o tempo de direção contínua, as paradas para descanso e almoço, o descanso entre as jornadas e eventuais infrações na condução”, afirma o diretor Comercial da Sascar, Gustavo Coelho.

Segundo ele, o sistema está integrado à solução de Telemetria e, por isso, pode ser agregado aos principais sistemas da empresa. Além disso, oferece informações detalhadas de velocidade “no seco e na chuva”, frequência de “banguela” e de freadas e arrancadas bruscas, e excesso de RPM. “Todas essas informações são enviadas, em tempo real, para o cliente (via rede celular ou via satélite), sendo disponibilizadas para consulta via Internet e Smartphone”, explica.

Questionada sobre o custo do sistema, a Sascar informou que oferece “soluções customizadas para a necessidade do cliente” e que, portanto, o “custo varia muito caso a caso”.

Diretor Executivo da Autofax, Laércio Soares explica que o Nexu Jornada é uma “plataforma integradora de dados” e que o sistema utiliza certificação digital para garantir que o motorista seja identificado ao registrar os tempos de direção e apontamentos da jornada de trabalho on line e on time no terminal móvel do caminhão.

Segundo Soares, para gestão e controle da jornada, o Nexu gera um relatório operacional com o “status” do percurso do motorista, podendo indicar tanto situações de anormalidade diante da legislação, como a previsão da próxima pausa ou término da jornada, permitindo assim economia de tempo e otimização de recursos.

A empresa também não informou custos.

A OnixSat também dispõe da ferramenta Controle de Jornada de Trabalho inserida no seu Software de Rastreamento, o Enterprise.  Segundo a empresa, sem custo adicional, os clientes OnixSat que utilizam a linha de rastreadores OnixSmart (OnixSmart GPRS, OnixSmart Híbrido e OnixSmartIDP Híbrido) podem usufruir deste benefício.

“A solução de registro de horas trabalhadas já existia em nosso software devido à solicitação de um cliente que desejava ter mais controle sobre o trabalho de cada um de seus motoristas”, explica Michel Nunes, diretor Técnico da Trucks Control, Rede de Oficinas Autorizadas OnixSat. “Com a lei, nós aprimoramos a primeira versão e chegamos ao nível de relatórios que temos hoje”, complementa. 

Ele explica que é possível controlar as horas trabalhadas pelo motorista a partir de duas ferramentas. A primeira é a Ignição e Deslocamento do Veículo. “A partir do primeiro movimento do veículo com velocidade acima de 5 km/h e com o RPM acima de 0, até o momento em que o motorista desliga o motor, há uma marcação sistêmica, que pode ser visualizada em relatórios”, aponta Nunes.

Também é possível acompanhar o motorista através dos Macros (mensagens). “Alguns clientes utilizam o controle pelo envio dessas mensagens que chamamos de macros. Como o motorista tem de enviar macros que marcam o início e o final de um trajeto, é possível gerar relatórios que identifiquem as horas trabalhadas”, ressalta.