FONTE: Revista Ferroviária

A Brado Logística, subsidiária da ALL para o transporte de contêineres, começará a transportar soja na segunda quinzena de fevereiro.

A operação, nova no Brasil, será feita de Cambé, no interior do Paraná, ao porto de Paranaguá, no mesmo estado.

Segundo o presidente da empresa, José Luis Demeterco, o produto será utilizado como carga de retorno para a China e tem como primeiro cliente a ADM, processadora de grãos de soja.

“O armador terá que levar esse contêiner para a China de qualquer jeito. Então é uma forma de ganhar em cima dos próprios custos”, explicou.

A previsão é transportar em torno de 500 contêineres do granel por ferrovia em 2012 – quantia que pode parecer pequena quando associada a um dos principais produtos agrícolas do país, mas que se torna relevante por se tratar de contêiner.
“Para nós, qualquer volume que fizermos é gigantesco”, afirmou o presidente.

Como o contêiner seria embarcado mesmo que vazio, a estimativa é de que o cliente economize quase 15% com o transporte.
A Brado Logística também pretende investir mais fortemente em açúcar e algodão.

“Ano passado fizemos mil contêineres de açúcar, e agora queremos chegar em 10 mil”, ressaltou Demeterco.