Quatro anos para o trem de força. É o primeiro pesado a oferecer essa vantagem
Num momento de expectativa de retomada das vendas, a Iveco apresentou a linha Stralis Ecoline com dois novos motores, incluindo um de nove litros, que faz sua estreia mundial no Brasil, ao lado do tradicional 13 litros dos caminhões extrapesados da marca, ambos da família Cursor, produzidos pela FPT Industrial.
A partir de agora são cinco as opções de potência, partindo de 330 e 360 cv (nove litros), passando por 400 e 440 cv (13 litros) e culminando com 480 cv (13 litros). Ou seja, os modelos que antes eram o Cavallino e Cursor passam a ser opções de entrada da família Stralis.
Os preços partem de R$ 220 mil para o modelo de 330 cv 4×2 com motor de nove litros e vão até R$ 360 mil para o Stralis de 480 cv, 6×4, com motor de 13 litros.
A transmissão automatizada ZF é de série nos modelos de 13 litros, que trazem um potente freio-motor de 415 cv. A ZF também é a fornecedora do Intarder, opcional que, instalado junto à transmissão, manual ou automatizada, atua como um retardador secundário, poupando o freio de serviço.
A Iveco informa que os novos Stralis, com motores Euro 5, são até 7,5% mais econômicos no consumo de combustível que a geração anterior, e seus custos de manutenção, nos primeiros três anos, são até 5% menores que a concorrência. É a única família de pesados e extrapesados com quatro anos de garantia – o primeiro ano para o veículo completo e os três seguintes para o trem de força.
As versões a partir de 400 cv trazem câmbio automatizado e freios ABS de série, com ajustador de folga automático e sensor de desgaste das lonas em todos os eixos, transferência de carga para eixo de apoio (na versão 6×2) e tanque de alumínio. A cabine dispõe de ar-condicionado, banco do motorista pneumático com ajuste lombar e econômetro integrado ao novo painel de instrumentos. Ainda nos itens de série, a partir do 440 cv, há vidros e espelhos elétricos, coluna de direção pneumática totalmente ajustável e suspensão pneumática.
A Iveco quer ampliar sua participação nos extrapesados, hoje ao redor de 12%. A estratégia é, com cinco faixas de potência, atender os grandes transportadores e também facilitar a entrada dos pequenos frotistas e dos autônomos no segmento dos pesados, com cabines mais espaçosas e mais confortáveis para operações estradeiras. Hoje, boa parte dos modelos do segmento tem cabines menores que a do Stralis.